A importância da leitura

Participei do Dia do Leitor com Higino Barros e Ayres Cerutti (Foto: Nina Pulita/Divulgação)
# Estive na Praça da Alfândega para cumprimentar o jornalista Ayres Cerutti, idealizador do Dia do Leitor em Porto Alegre. O jornalista Higino Barros, entre outros que participam na coordenação do evento, acompanhava na acolhida aos visitantes.

Uma das minhas leituras prediletas do ano que passou: o poeta francês Charles Baudelaire (Foto: Divulgação)
# Em 2025, dois autores me proporcionaram grandes prazeres. O poeta Fernando Pessoa, com o poema Antinoo, relembrando a paixão do imperador Adriano, e Charles Baudelaire com seus pequenos poemas em prosa reunidos no livro Spleem de Paris. O livro de Baudelaire, acrescido de emoção por ter pertencido à biblioteca de uma querida amiga, leitora entusiasta do poeta francês. Fica a sugestão aos leitores.
# Ayres Cerutti, prefeito da Praça da Alfândega, inicia em seguida uma campanha para recuperação das calçadas de pedras portuguesas, que desde o século passado dão efeito especial a alguns trechos de ruas de Porto Alegre. Com o desaparecimento das gerações de calceteiros o trabalho tornou-se amador e não existe mais recuperação à altura dos trechos deteriorados. Gravamos um vídeo, e recordei a existência da Associação da Calçada Portuguesa, em Lisboa.
# Estiveram acompanhando as leituras, junto ao monumento a Quintana e Drummond, Alcy Cheuiche, Jane Tutikian, Gilberto Perin, Cintia Moscovich, Liana Timm, Cátia Simon, Pedro Ruas, Rafael Guimaraens, Clô Barcelos, Antonio Goulart e a poeta Ana Santos, entre outros.

Recanto da Praça da Alfândega que reúne Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade (Foto: Divulgação)
