Whatsapp

Notícias

A pessoa certa

St. Michaels’s Abbey foi erguida pela imperatriz Eugênia de Montijo na Inglaterra (Foto: Reprodução)
Meu personagem em Londres é Carlos Maia, o jovem paraibano que se tornou um dos mais bem informados e atuantes nomes na área de assessoria aos visitantes da cidade. Conheci-o no encontro proporcionado por Jefferson Dib e nos tornamos amigos.Entre muitos feitos, como uma noitada divertida no Annabel’s em companhia de Suzana e Carlos Melzer, e uma visita ao local em que estão enterrados o imperador Napoleão II, a imperatriz Eugênia de Montijo e o filho, o príncipe imperial Napoleão Eugenio.
No detalhe: o túmulo de Napoleão II (Foto: Reprodução)
Por uma questão histórica, Napoleão II estava exilado na Inglaterra onde morreu. Posteriormente, a imperatriz Eugenia construiu a St. Michael’s Abbey, onde também foi exumado seu filho, morto durante a guerra Anglo-Zulu, na África do Sul, e , finalmente, a imperatriz.
Retrato de Napoleão II pelo artista Alexandre Caban (Foto: Reprodução)
Admiro Napoleão II, ariano de 20 de abril 1808, por algumas realizações como ter refeito Paris, juntamente com o barão Haussamann, outro ariano de 27 de março de 1809, e o apoio à construção do canal de Suez. De contra partida, acho que Victor Hugo, grande escritor e um cabotino irremediável, tinha suas razões para detestar Napoleão II, a quem chamava Napoleão, o pequeno. Justamente por ter transformado Paris medieval na cidade que tem uma das mais belas perspectivas do planeta, considero digno de louvor o controvertido imperador.De início, Carlos não aceitou as minhas indicações, pois a existência do túmulo de um imperador francês na Inglaterra não é muito conhecida. Foi em busca de informações mais concretas e do roteiro certo. No dia do passeio, primeiro me proporcionou um almoço magnífico numa adorável cidade dos arredores de Londres. Depois, rumamos à abadia. Quase se transformou numa grande frustração: a igreja estava em reformas e com visitas interditadas. Novamente, Carlos mostrou sua grande habilidade, indo em busca do padre responsável pela igreja e conseguindo que se concretizasse o desejo de muitos anos.
A imperatriz Eugênia de Montijo, cuja elegância incluía ser exímia na equitação (Foto: Reprodução)
Vocês podem conferir alguns dos recantos da abadia através das fotos e acrescento uma história incomum. A imperatriz Eugênia fez enterrar na abadia seu fiel e dedicado secretário. Assim como a rainha Maria Thereza da Áustria fez sepultar na cripta da família real a dedicada serviçal que ajudou a criar seus filhos. Ambas, cabeças coroadas e poderosas com profundo sentimento de agradecimento.Meu projeto com relação a Carlos Maia será uma visita à histórica cidade de Areia, na Paraíba, primeira localidade do Brasil que alforriou os escravos antes da Lei Áurea. Será numa próxima visita dele ao Brasil.
Eugênia de Montijo com o filho, o pequeno Napoleão Eugênio, futuro príncipe Imperial (Foto: Reprodução)