A Praça da Literatura
Sergio Faraco é o patrono da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre (Foto: Câmara Riograndense do Livro)
# A 70º edição da Feira do Livro, na Praça da Alfândega e arredores, é mais um marco da retomada de ritmo de Porto Alegre. O escritor Sergio Faraco é o patrono e a feira contará com 176 eventos literários, 259 autores gaúchos e dez internacionais. No sábado (dia 2), uma oficina ministrada pela crítica literária Léa Masina celebra a obra e a representatividade de Faraco. Sergius Gonzaga é a presença de domingo (dia 2) para uma conversa com Masina a respeito da literatura do patrono.
# Entre as obras de destaque, “O que não tem censura, nem nunca terá – Chico Buarque e a repressão artística durante a ditadura militar”, de Márcio Pinheiro, terá sessão de autógrafos no dia 10 de novembro.
Aninha Comas lançará livro com suas famosas receitas (Foto: Divulgação)
# Requintes da culinária estarão na feira: na próxima terça-feira (dia 5) acontece o lançamento do livro “Receitas da Aninha Comas”. O projeto gráfico é de Antônio Luzzato e as ilustrações do artista plástico Ricardo Pirecco. A publicação tem o selo da Bá Editora, de Mariana Bertolucci. A chef gaúcha Carla Pernambuco assina o prefácio da obra.
# A mosaicista Silvia Marcon, que segue despertando atenção com as suas Monalisas, ganha livro e exposição. “Monalisas - Releituras Urbanas” celebra os dez anos do trabalho da artista plástica em sua linguagem contemporânea e urbana. A exposição, que apresenta uma série de fotografias selecionadas, terá abertura no dia 7 deste mês, na Casa Musgo. O livro, editado pela Libretos e com curadoria literária de Roger Lerina, reúne 180 releituras da célebre obra de Leonardo da Vinci, com lançamento no dia 10 de novembro, na Feira do Livro.
Silvia Marcon celebra dez anos de suas Monalisas ( André Ávila/Agencia RBS)
# A preocupação da Feira com o futuro está evidenciada na presença de 19 bancas com livros para a faixa infanto-juvenil. Vale acrescentar a elogiável iniciativa do Colégio Marista Rosário: neste domingo, das 9h à 11h, integrantes do 2º grau vão autografar obras do Projeto Pequenos Escritores, no Espaço Carlos Urbim, da Feira. O convite foi encaminhado à coluna pelo aluno Bernardo Hochnadel do Amaral.