Whatsapp

Notícias

A verdadeira personagem

Retrato da princesa Marie Anne Victoire feito pelo artista Alexis Simon Belle, datado de 1723 (Foto: Wikipédia/Reprodução)
Recentemente, dediquei um espaço do site ao flower stylist Zezé Calvo, um dos brasileiros de êxito reconhecido em Nova Iorque, e as suas coleções de arte e antiguidades - possui um grande acervo de mobiliário da época de Luiz XIV. Comentei a aquisição de um quadro que pertenceu a Lucia Moreira Salles, recebido de presente de aniversário do marido, embaixador Walter Moreira Salles. As coleções de Lucia foram dispersas em vários leilões realizados pela Sotheby’s, que apresentou a obra como sendo o retrato de uma Princesse do Brasil.
Trata-se de uma verdadeira joia pela qualidade da tela de autoria de um conhecido mestre da pintura francesa e com moldura de bronze cinzelado – verdadeiro trabalho de joalheiro como vocês podem conferir nas fotos.Mas, não é a princesa Isabel Maria de Alcântara, Duquesa de Goiás, filha de Dom Pedro I e Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, igualmente princesa brasileira.Na verdade, trata-se de Marie Anne Victoire de Bourbon (1718-1781), a primeira filha de Filipe V, da Espanha. Foi noiva de Luís XV, mas acabou casando com o herdeiro do trono português, D. José, sendo muito feliz e deixando outros herdeiros para a coroa de Portugal. Ela e o marido tinham, entre outros títulos, os de Príncipes do Brasil, o que criou o equívoco.