Whatsapp

Notícias

Abolição: importante tema de arte

José Henrique Moreira, David Marcondes e Tim Rescala na noite de estreia nacional da ópera (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

# A estreia da ópera contemporânea “O Engenheiro” assinalou de forma especial a programação do Theatro São Pedro neste ano. A obra do compositor carioca Tim Rescala ressalta a importância do engenheiro André Rebouças, filho de uma mulher negra alforriada e de um advogado português, na luta pela abolição, como um dos criadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

rescala_e_matte

O compositor Tim Rescala e o maestro Evandro Matté proporcionaram um belo espetáculo (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

# A ópera em um ato apresenta o dia da Proclamação da República, em 1889, e as consequências para a família real como o anúncio de seu exílio. A música e a ambientação das cenas evidenciaram talento. Vale destacar as soluções para o desenrolar da ópera e a atuação dos personagens com recursos que superaram a exiguidade do palco.

o engenheiro

O libreto do espetáculo foi acrescido de versão em braile nas apresentações (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

tim

A aplaudida soprano Yasmini Vargaz cumprimentada por Tim Rescala (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

clar

Clarisse Diefenthäler, baronesa de Muritiba, e Izabella Domingos, Joaquina (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

iza

Izabella Domingos e Eduardo Alves: interpretações de ritmos brasileiros (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

david

O barítono David Marcondes: desempenho aplaudido (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

atrizes

Izabella Domingos e Marta Vidal (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

# O elenco, que foi aplaudido entusiasticamente ao final com a plateia em pé, teve a participação do barítono mineiro David Marcondes, como André Rebouças, da soprano Izabella Domingos, nascida em Pelotas, e da mezzo-soprano Marta Vidal, artistas negros, dando especial significado ao espetáculo.

iza

No detalhe: o encanto de Izabella Domingos (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

opera

O bonito cenário da ópera (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

aa

Ao final do espetáculo, atores e a equipe agradeceram junto com os demais responsáveis aos aplausos da plateia (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)

# O maestro Evandro Matté, um dos articuladores deste importante evento musical, comentou: “É uma ópera que tem a presença de melodias muito bem escritas e elementos típicos da música brasileira. Antes do final, tem uma parte com um ritmo brasileiro muito parecido com o samba.” Destacou, igualmente, a importância da arte como veículo de debate sobre questões relevantes como a racial. O maestro Matté regeu a Orquestra Theatro São Pedro e a direção cênica foi de José Henrique Moreira.

theatro_sao_pedro

Theatro São Pedro: o público aplaudiu repetidamente em pé (Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação)