Acolhida de rainha
Trajetória marcante: Martha Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil, em 1954, aos 18 anos (Foto: Reprodução)
# Martha Rocha, cuja convivência sempre muito agradável, encantava pelo sorriso, olhos verdes e uma disposição de muita alegria com a vida. Depois de conquistar o segundo lugar em Miami percorreu o Brasil, sendo muito festejada em todas as cidades.
# Sua visita a Porto Alegre, pouco depois de retornar dos Estados Unidos, teve muita repercussão. Onde sua presença era anunciada, reunia-se um grande número de pessoas. Um dos anfitriões de Martha foi Luiz Carlos Azambuja Fortuna, de intensa atividade no mundo social. Além de acompanhá-la na maioria dos eventos programados, ofereceu um elegante almoço no apartamento dos pais, Elvira Smith Fortuna e Carlos Paulo Azambuja Fortuna, num dos bonitos recantos da Galeria Chaves Barcellos, endereço categorizado no Centro Histórico.
Luiz Carlos Fortuna com Martha Rocha durante o coquetel no Country Club. Entre outras presenças, Jaime Chagas, ao fundo no grupo jovem (Foto: Elvira Fortuna/Arquivo Pessoal)
# A notícia de sua presença levou muita gente à Galeria Chaves e a concentração estendeu-se pela tarde. Na foto, ela aparece em companhia de Luiz Carlos Fortuna num coquetel realizado no Country Club. Entre outros na foto, Jaime Chagas, no grupo jovem. A visita aos pampas desdobrou-se em passadas por Bagé e outras cidades.
# Martha, ao tornar-se Miss Brasil, foi preferida pelo júri entre outras candidatas muito bonitas, entre elas Gilda Medeiros, Miss Pará. Uma figura atraente de traços indígenas e com porte impressionante, além de esportista, que ficou em segundo lugar. Gilda, depois de residir em São Paulo, vive em Belém, onde é colunista de um dos jornais paraenses.
# Outras brasileiras brilharam pela beleza, mas o título de Miss Universo foi conquistado por duas gaúchas: Yolanda Pereira, por sufrágio popular, e Ieda Maria Vargas, esta em Miami. Martha Vasconcellos, outra baiana, conquistou o título de Miss Universo em 1968.