Agenda de Arte: dois momentos
O jovem artista Santídio Pereira junto aos seus trabalhos (Foto: João Liberato/Divulgação)
Iniciando a temporada
# A primeira mostra individual do artista Santidio Pereira, nascido no Piauí e com formação em São Paulo, será inaugurada dia 5 de fevereiro na Fundação Iberê Camargo. Considerado um dos nomes expressivos da arte contemporânea no Brasil, o artista pela primeira vez vê este conjunto de obras, a maioria de colecionadores, reunido em uma mostra.
As xilogravuras do artista Santídio causam impacto (Foto: João Liberato/Divulgação)
# São duas as séries de xilogravuras mais representativas de Santídio: “Pássaros” (2018) e “Bromélias” (2019). A memória afetiva levou o artista a investir numa pesquisa iconográfica sobre os pássaros da Caatinga do Piauí. Além de procurar entender os saberes populares e a relação das pessoas com esses animais, Santídio foi estudar biologia e mitologia. Mais tarde, a partir da residência artística Kaaysá, realizada em Boiçucanga, litoral de São Paulo, surgiu a série de bromélias.
Moda internacional
Enrico Quinto e Paolo Tinarelli (Foto: José Kalil/Divulgação)
# Os colecionadores Enrico Quinto e Paolo Tinarelli estiveram visitando a Fundação Iberê Camargo na última semana, quando foram recebidos por Emilio Kalil. Organizaram a maior coleção de moda da Europa, reunindo milhares de itens, e já realizaram uma exposição no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes. A curadoria da mostra mereceu entusiásticas referências na ocasião.
# Durante o encontro com Emílio Kalil, o tema foi a realização de uma mostra internacional de moda, em 2023, na Fundação Iberê Camargo. Enrico e Paolo, durante sua rápida passagem em Porto Alegre, foram ao atelier morada da artista Heloisa Crocco, na Vila Conceição, num simpático final de tarde.