Whatsapp

Notícias

Aimée: a bem-amada

Aimée de Heeren teve uma trajetória repleta de relacionamentos marcantes (Foto: Divulgação)

 

# O livro “A Bem-amada: a última dama do Brasil”, de autoria do jornalista Delmo Moreira, é o resultado de uma pesquisa minuciosa que incluiu personagens, fatos e situações vividas por Aimée Sotto Maior de Sá, paranaense, que jovem veio para o Rio Grande do Sul, casando-se com o pelotense Luís Simões Lopes, auxiliar do presidente Getúlio Vargas.


# “Maior socialite brasileira do século 20” é a definição de Delmo Moreira a respeito de Aimée, que teve um romance com o presidente Getúlio Vargas, antes de deixar o Brasil. Sua ascensão social firmou-se ao se casar com bilionário Rodman Heeren, com quem teve uma filha. Adotaram um casamento aberto firme no papel e livre na vida real. “Amor não tem nada a ver com casamento. Casamento é um acordo de interesses”, ela dizia às amigas casadoiras. Aimée circulou no eixo Paris- Nova York, fazendo amizades com personagens importantes.


O livro de Delmo Moreira traz uma minuciosa pesquisa sobre Aimée (Foto: Divulgação)

O livro de Delmo Moreira traz uma minuciosa pesquisa sobre Aimée (Foto: Divulgação)


# O texto inclui a famosa festa do multimilionário franco-mexicano Carlos de Beistegui, que organizou um baile de máscaras, o Le Bal Oriental, no Palazzo Labia, em Veneza. O palácio acolhia, entre outras preciosidades, a arte de Tiepolo e Rafael. Aimée brilhou na festa em que conquistou Orson Welles, o genial cineasta norte-americano.


Aimée de Heeren, Getúlio Vargas e Alzira Vargas no final dos anos 1930 (Foto: Arquivo Alzira Vargas)

Aimée de Heeren, Getúlio Vargas e Alzira Vargas no final dos anos 1930 (Foto: Arquivo Alzira Vargas)


# Este e outros relatos dão sabor proustiano ao livro que já esgotou em várias livrarias. Ainda a respeito de Aimée: vale a pena ler o diário do ex-presidente Getúlio Vargas, então no auge do poder, declarando seu encantamento pela amante com entusiasmo apaixonado. Emocionam seus comentários românticos.