Alçando voos maiores
Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves (Foto: Simone Schlindwein/Divulgação)
# Após as exposições Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020), o duo de artistas visuais contemporâneos, composto por Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, apresenta o projeto livro-exposição Linha de voo. Como nos trabalhos autorais anteriores, a dupla transita entre diferentes linguagens das artes visuais, buscando apresentar uma proposta híbrida. As obras gráficas têm como ícone a figura de um pássaro que sugere uma narrativa visual que aproxima e mescla a fotografia ao desenho num mesmo suporte.
# Com curadoria de José Francisco Alves, a primeira exibição pública ocorre no próximo sábado (dia 19), com abertura da mostra virtual para todo o Brasil no site do Sesc – que pode ser conferido clicando aqui – e exposição presencial no Sesc de Uruguaiana, cidade natal de Bebeto Alves. Pelotas recebe a mesma no Espaço de Arte Ágape, em agosto; e Porto Alegre, cidade de Antônio Augusto Bueno, na Fundação Força e Luz, em outubro.
Capa do livro “Linha de Voo” (Foto: Divulgação)
# Além da mostra, a dupla projetou um livro e a versão digital pode ser adquirida gratuitamente clicando aqui – onde se pode obter mais informações sobre os artistas e sobre o projeto.
As instigantes obras que integram o livro-exposição (Foto: Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves/Divulgação)
# O projeto é uma metáfora construída para falar de liberdade, que cria um questionamento através de uma imagem muito específica de pássaros que, em voo, vão sendo envolvidos pelo próprio percurso, através de linhas que o demarcam. A busca é de uma perspectiva, de um trajeto e de uma chegada – no traço, no risco, no desenho em céu aberto.
As mesmas mesclam desenho e fotografia (Foto: Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves/Divulgaçaõ)