Whatsapp

Notícias

Amizade milenar

Galgo Italiano, figura criada por Theodor Kärner para a fábrica Rosenthal de porcelanas. A base de madeira foi acrescentada pelo colecionador (Foto: Reprodução)

 

# Os pets tornam o cotidiano de um grande número de pessoas no mundo mais atraente. Especialmente pela retribuição sincera e amorosa devotada aos seus tutores. O amor aos companheiros de quatro patas é um sentimento gratificante de que participa a rainha Elizabeth II, conforme vocês podem conferir no vídeo enviado por meu amigo Carlos Maia, de Londres, clicando aqui, e que podemos encontrar inclusive em alguns moradores de rua, cujos pets são conduzidos com dedicação e resulta em total apego.

# O encantamento com os cães e gatos resultam igualmente em coleções de obras de arte, reproduzindo pets de espécies variadas que inspiram os artistas. Uma das maiores coleções no Brasil foi de Nelson Seabra, cuja existência se dividiu entre Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque. Depois de sua partida, o mercado de arte ficou repleto de exemplares de sua coleção que apresento.

 

galgo

 Os cães da raça Galgo Italiano motivaram diversos trabalhos do artista alemão (Foto: Reprodução)

 

aaa

 O artista Theodor Kärner criou figuras de cavalos e pássaros com muito talento (Foto: Reprodução)

 

adw

 O original exemplar da raça Griffon de Bruxelas, motivou um dos trabalhos de Kärner (Foto: Reprodução)

# Os exemplares de Galgo Italiano, Griffon de Bruxelas e Boxers, que integram o relato, são de autoria de um artista especializado em animais, Theodor Kärner, nascido na Alemanha, onde produziu belas obras especialmente para a fábrica Rosenthal de porcelanas. Conheci sua obra com o auxílio do Goethe-Institut, de Porto Alegre, que intermediou a vinda de um livro com o relato. A biblioteca do Goethe tem um dos exemplares para quem desejar consultar.

 

dwadw

 Um dos pets preferidos na Baviera é o da raça Dachshund, também conhecido como Waldy. Foi escolhido como o mascote dos Jogos Olímpicos de 1972 em München. Kärner reproduziu o cãozinho com perfeição (Foto: Reprodução)

 

wdadwa

 No detalhe: a assinatura do artista Theodor Kärner junto à marca da Rosenthal (Foto: Reprodução)

 

n

 As figuras dos cães Boxers são de rara qualidade (Foto: Reprodução)

 

aa

 O livro sobre Theodor Kärner mostra seu trabalho como animalista. O Goethe-Institut possui um exemplar (Foto: Reprodução)

 

a

 Kärner, finalizando a figura de um cavalo, faz parte do livro da Rosenthal (Foto: Reprodução)

# Joaquín Torres-García, pintor nascido no Uruguai, viveu na Espanha, na França e nos Estados Unidos. Ao retornar à Europa, o criador da arte construtiva instalou a Alladin Toy Company, produzindo brinquedos artesanais de madeira nas formas de casas e animais. Seus brinquedos de inspiração zoomorfa têm formas atraentes e as cópias estão disponíveis no museu dedicado à sua obra em Montevidéu.

 

aa

 Figuras atraentes: cães que podem ser montados com peças de madeira criados na Aladdin Toys (Foto: Reprodução)

 

torres-garcía

Artista de grande talento: Joaquín Torres-García (Foto: Reprodução)

 

aa

Torres-García fundou a Aladdin Toys para comercializar seus brinquedos (Foto: Reprodução)

 

wddwa

 Os cães, recortados em madeira, chamam a atenção pelos detalhes em suas peças que compõem figuras atraentes (Foto: Reprodução) 

# Incluí trabalhos de Maria Tomaselli, retrato de Bob, Fernando Baril, retrato de Haynya, e uma escultura em madeira de cão e filhote do artista uruguaio Gustavo Tabares, que teve exposição “Soltando os bichos”, na Galeria Arte & Fato, com curadoria de Décio Presser.

 

bob

Retrato de Bobi pintado por Maria Tomaselli (Foto: Alexandre Heckler/especial)

 

haynya

Fernando Baril retratou Haynya, que teve moldura retocada pelo escultor Ary Minotto em 2019 (Foto: Alexandre Heckler/especial)

# Incluí trabalhos de Maria Tomaselli, retrato de Bobi, Fernando Baril, retrato de Haynya, e uma escultura em madeira de cão e filhote do artista uruguaio Gustavo Tabares, que teve exposição “Soltando os bichos”, na Galeria Arte & Fato, com curadoria de Décio Presser.

 

wddww

Artesanato alemão em metal do início do século 20: um cão da raça Dachshund, cuja cola aciona o cortador de charutos (Foto: Divulgação)

 

gt

Os cães de madeira, criados pelo artista uruguaio Gustavo Tabarez, foram apresentados na exposição Soltando os Bichos com curadoria de Décio Presser (Foto: Divulgação)

# Mestres da Literatura igualmente dedicaram obras aos pets. Virginia Woolf registra emoções no livro “Flush – Memórias de um Cão”, editado pela L&PM Pocket. “Kachtanka” é um delicado e sensível relato de Anton Tchekhov, abordando as andanças de um pet que, no final, reencontra seus tutores.


l

Capa do livro Kachtanka, de Anton Tchekhov (Foto: Divulgação)

 

Uma das ilustrações artísticas do conto de Tchekhov: cena da andança de Kachtanka no circo (Foto: Divulgação)

 

Capa do livro Flush (Foto: Reprodução)