Amor à natureza
Recebi Elizabeth Barlow Rogers acompanhada de algumas lideranças do setor oficial (Foto: Arquivo pessoal)
Um dos bons momentos na minha morada da Avenida José Bonifácio foi receber Elizabeth Barlow Rogers, com formação de paisagista, preservadora e escritora. Na década de 1980, foi administradora do Central Park de Nova Iorque. Seu programa de visita a Porto Alegre incluiu conhecer o Parque Farroupilha. Atendendo a uma solicitação oficial, organizei um coquetel em sua homenagem.
Elizabeth Barlow Rogers conquistou a equipe que a recebeu em Porto Alegre. A ambientação do coquetel em que brindamos sua presença foi criada com flores de solo gaúcho (Foto: Arquivo pessoal)
Elizabeth assinou o livro de recordações de visitantes da minha casa e manifestou seu encanto com a arara azul, Jô. (Foto: Arquivo pessoal)
Tivemos um encontro simpaticíssimo em que ela ficou conhecendo meus animais de estimação e manifestou seu entusiasmo por Jô, uma arara azul que tive oportunidade de cuidar por vários anos. Falou a respeito do projeto de revitalização do Central Park, uma de suas obras importantes. Comentou que, a fim de oferecer apoio ao cidadão para a restauração e gestão da renovação do Central Park, ela iniciaria o Central Park Conservancy, a primeira parceria público-privada do país.
Victor Nogueira Barreto e Elizabeth Barlow Rogers (Foto: Arquivo pessoal)
Elizabeth mostrou interesse em conhecer as tradições dos pampas, entre outros assuntos, durante os drinques. Completou a carinhosa despedida enviando, ao chegar aos Estados Unidos, um simpático cartão que vocês podem conferir. Nos últimos anos, ela é a presidente da Fundação de Estudos da Paisagem. Foi a fundadora do Cityscape Institute, e em 2002, criou o currículo de História do Jardim e Estudos da Paisagem no Bard Graduate Center. Pouco depois, em 2005, numa outra iniciativa brilhante, estimulou a Fundação de Estudos da Paisagem, cuja missão é promover uma compreensão ativa do significado do lugar na vida humana através do apoio à paisagem. Atualmente, dedica-se ao CL Browning Ranch, no Texas Hill Country, uma bela propriedade dela e do marido, Theodore C. Rogers. Elizabeth supervisiona o aprimoramento de sua beleza natural, saúde ecológica e valor educacional. Considero uma das personalidades mais encantadoras e talentosas que conheci.
Elizabeth enviou mensagem, comentando os ambientes da acolhida e que foi uma oportunidade de conhecer a cultura brasileira (Foto: Arquivo pessoal)