Whatsapp

Notícias

Arquitetura de emoção e beleza

A ampla sala da cobertura reúne obras contemporâneas, cujo colorido se destaca nas paredes brancas (Foto: Divulgação)

# A temporada de reclusão, defendendo a saúde, coincide com o reencontro dos livros que vou conservar e com os que deverei abrir mão em razão do espaço. A maioria das opções me faz pensar, buscando razões para não continuar levando os livros que me acompanharam até aqui.

# As pausas nostálgicas são compensadas pela satisfação de reler dedicatórias, relembrar os personagens a que estão vinculadas muitas das obras que busco resguardar mais uma vez nos espaços destinados aos livros.

 

aurelio

O arquiteto Aurelio Martinez Flores: legado de sensibilidade e bom gosto (Foto: Reprodução)

# Reencontrar o arquiteto mexicano Aurélio Martinez Flores está sendo um dos prazeres. Ele foi um dos arquitetos que teve a preferência do embaixador Walther Moreira Salles desde sua instalação em São Paulo. Entre outros projetos criados para o grupo Moreira Salles, um dos mais conhecidos é a sede do Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas. Lembrado pelas linhas contemporâneas e a praticidade.

 

a

O escritório e biblioteca foram projetados em sintonia com o pensamento de Mies Van der Rohe, “less is more” (Foto: Divulgação) 

O salão, com um esplêndido visual de Copacabana, tem mobiliário contemporâneo, peças antigas e objetos de coleção (Foto: Divulgação)

# Aurélio projetou o apartamento em que Lúcia e o embaixador Moreira Salles residiram enquanto estavam no Rio de Janeiro. Uma cobertura num dos pontos panorâmicos da Avenida Atlântida, no edifício que atualmente tem o nome de Presidente Tancredo Neves, foi totalmente planejado pelo arquiteto. O despojamento das salas em que o branco das paredes e pisos valoriza obras de arte e antiguidades evidenciam o requinte do projeto.

 

hall

O hall revestido de mármore negro rajado destaca a escultura de mármore branco de Sérgio Camargo (Foto: Divulgação)

# Alas com predominância do branco sucedem ao hall inteiramente revestido de mármore preto rajado em que se destaca a escultura de Sérgio Camargo em mármore branco, evidenciada por um foco de luz. Ele criou as maçanetas de bronze das portas do apartamento, moldadas a mão do embaixador Moreira Salles. Os projetos de Aurélio foram repletos de sensibilidade e emoção, sentimentos sempre presentes nas conversas com os amigos.

 

fai

O vaso de faiança com ornamentação colorida foi usado junto a porta vasada na cobertura(Foto: Divulgação)

# O apartamento do casal Moreira Salles foi adquirido por Lily Safra, assim como grande parte dos móveis e adornos. Um dos mais elegantes e confortáveis, entre os que têm evidência internacional.

 

book

O livro a respeito das obras de Aurélio Martinez Flores foi sugerido pelo embaixador Walther Moreira Salles (Foto: Divulgação)

 

dediic

Conhecedor da minha admiração por seu talento, Aurélio me ofereceu um dos livros com o registro de seus trabalhos (Foto: Divulgação)