Arte com emoção
As belas flores negras impressionaram Magliani, que criou este desenho (Foto: Arquivo pessoal)
# As recordações em torno do aniversário de Maria Lidia Magliani, que teria completado 76 anos na semana que finda, enfatiza os preparativos para sua mostra que abrirá dia 19 de março na Fundação Iberê Camargo, com curadoria de Denise Mattar e Gustavo Possamai.
# Minha querida colega da redação de Zero Hora - Magliani diagramou minhas colunas durante um bom tempo, sempre manteve uma produção brilhante e disputada apenas por alguns dos nomes mais ligados aos novos movimentos artísticos.
Maria Lídia Magliani: personagem marcante nas artes plásticas (Foto: Acervo Núcleo Magliani/Divulgação)
# Sem ter sido um sucesso de mercado, ela enfrentou dificuldades financeiras durante sua existência com residência em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora, as vendas em galerias e leilões mostram uma marcante procura de seus trabalhos.
# Costumava desafiar Magliani, sugerindo temas para seus quadros. De um passeio por uma floricultura, onde ficamos conhecendo flores pretas, resultou o desenho ao alto. Outra ocasião, rebuscando peças em uma caixa de guardados, encontrei réplicas de olhos de vidro, utilizados em adornos femininos e que foram usados numa das primeiras telas criadas exclusivamente para mim. Estará exposta entre outras importantes telas disponibilizadas por colecionadores de várias latitudes.
Os diálogos e buscas com Magliani resultaram em quadros como este, mesclando criatividade e talento (Foto: Arquivo pessoal)