Whatsapp

Notícias

Arte de viver

Les Caves de Taillevent: endereço categorizado em Paris (Foto: GP/Reprodução)
Em temporada de distanciamento social, turbulência política e os desconfortos do atual cotidiano, relembro uma frase de Epicuro: “Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade.” Assim, cuido de minhas plantas, leio e vou treinando a culinária. Aproveitei uma das tantas receitas de fondue, com adaptações, e saboreei um delicioso prato.
Fondue: prato perfeito para harmonizar com um vinho (Foto: Reprodução)
Eis a receita usada: 200g de queijo gruyère, 300g de queijo estepe ou emental, 1 dente de alho, 1 pitada de noz-moscada, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 cálice de conhaque (20 ml) (opcional) e 3/4 de um copo de vinho branco seco (cerca de 180 ml). Fiz adaptações ao meu gosto, acrescentando outros queijos, de sabores não picantes, e enfatizando o conhaque.
Les Caves de Taillevent: um paraíso para os amantes das bebidas de alta qualidade (Foto: GP/Reprodução)
Grande Champagne Cognac: bela pedida (Foto: Alexandre Heckler/especial)
No detalhe: o rótulo do Cognac (Foto: Alexandre Heckler/especial)
O conhaque foi trazido da Cave do restaurante Le Taillevent, há muitas décadas, e ficou guardado até agora. Costumo dizer que os milionários jantam no restaurante Maxim’s e os poderosos de paladar refinado no Le Taillevent. Minha primeira visita ao restaurante de cardápio e cave excepcionais foi em companhia dos meus queridos amigos Vera e Tarso Piegas, ele o dirigente da Varig em Paris e presidente da Associação de Empresas Aéreas que pousavam na capital da França. Eles me ensinaram a arte de viver em Paris.
A carta de vinhos do restaurante Le Taillevent mantém sua qualidade através dos tempos (Foto: Alexandre Heckler/especial)