Arte do futuro
A obra “Everydays: The First 5000 Days” concentra as atenções depois de ser apregoada pela Christie’s (Foto: Reprodução)
# Tempora mutantur, not et mutamur in illis, provérbio latino que significa "Os tempos mudaram, nós também mudamos com eles". Um exemplo recente do adágio foi o primeiro leilão de uma obra de arte puramente digital, realizado pela casa Christie’s, no dia 11 de março, em que o item foi apregoado por US$ 69 milhões – R$ 380 milhões na cotação atual.
Mike Winkelmann, conhecido profissionalmente como Beeple (Foto: Reprodução)
# “Everydays: The First 5000 Days” é de autoria do artista digital Beeple, cujo nome real é Mike Winkelmann. A obra é uma colagem que reúne os primeiros 13 anos de trabalho do artista, iniciados em 2007.
Obra titulada “Attached Strings”, outra criação do artista digital (Foto: Reprodução)
# A venda se deu como um NFT – Non-fungible token, identificadores únicos de propriedade de objetos não físicos, como no caso da arte digital. Trata-se da primeira obra digital vendida por uma casa de leilões e que estabeleceu um novo recorde na área.
# De acordo com a Christie’s, a venda colocou Beeple entre os três artistas vivos mais procurados. A casa, uma das mais qualificadas do mundo, também informou à agência de notícias AFP que um número recorde de 22 milhões de pessoas assistiram aos momentos finais da venda durante transmissão ao vivo pela internet.
Instigante trabalho de Beeple, atualmente um dos nomes de maior evidência no setor das artes (Foto: Reprodução)
# Aos que tiverem interesse em conhecer mais de Beeple, clique aqui.
Obra digital titulada “Resistance” (Foto: Reprodução)