Whatsapp

Notícias

Arte e emoção

O artista Vasco Prado: dedicação a arte (Foto: Reprodução)

# O escultor Vasco Prado, considerado um dos melhores do Brasil, sempre foi dedicado à arte. Manteve também suas convicções políticas durante toda a vida e foi candidato a deputado pelo Partido Comunista Brasileiro em 1946. Estudou em Paris no período entre 1947 e 1948. Ao deixar a França, recebeu do Partido Comunista francês um álbum com gravuras da fase erótica de Picasso com a finalidade de repassar a direção do Partido Comunista gaúcho. Seria uma colaboração para possibilitar renda aos militantes do Rio Grande do Sul.

 

picasso

Ícone de uma geração: Pablo Picasso (Foto: Reprodução)

minotauro

“Bacchanal with Minotaur”, datado de 1933 (Foto: Reprodução)

# As gravuras, a maior parte feita no período da adesão de Picasso ao Partido Comunista e durante seu exílio fora de Paris, ocupada pelas forças nazistas, são fortes especialmente pela nudez masculina apresentada com frontal e outras poses. Foram consideradas de difícil venda na época e restaram guardadas até 1967. Frente às dificuldades de muitos dos dirigentes do partido, ameaçados de detenção constantemente, recebi de uma amiga muito especial um apelo para tentar vendê-las.

 

plate

“Plate 316 from the 347 Series Raphael & Fornarina”, cuja cotação é alta (Foto: Reprodução)

A insinuação de lesbianismo foi expressa nesta obra (Foto: Reprodução)

Um dos trabalhos eróticos de repercussão(Foto: Reprodução)

Obra que integra a fase erótica do artista (Foto: Reprodução)

A representação do erotismo por Picasso fez muito sucesso (Foto: Reprodução)

# Os conceitos haviam mudado e Picasso dominava o cenário mundial das artes. Consegui vender o conjunto para dois jovens empresários, um deles em grande destaque no mundo financeiro, e ao casal Yvone e Flávio Pinto Soares, este o único a quem relatei a finalidade, pois havia sido militante em sua mocidade na Faculdade de Direito.

# O resultado auxiliou a resolver situações difíceis de alguns jornalistas e profissionais liberais que necessitavam assistência jurídica frente às detenções. Como comerciante de arte e antiguidades, além de leiloeiro e avaliador judicial, foi uma das comercializações marcantes da minha trajetória.