Whatsapp

Notícias

Arte & emoção

Porto Alegre: imagens da época de Virgílio Calegari (Foto: Alexandre Heckler/especial)

# Atento às dicas de leitura, fiquei ligado à matéria de Carlos Gerbase na edição de Zero Hora, destacando, entre outros, o livro “Faça Chuva ou Faça Sol: Fotógrafos em Porto Alegre (1849-1900)”, que menciona de forma especial Virgílio Calegari, um dos mestres da fotografia nos pampas. Minha iniciação na arte, muito especialmente na fotografia, e como antiquário, foi através da convivência com Dona Francisca Raymundo dos Santos, sua viúva, e das filhas Helena e Irene, cuja casa frequentei durante a adolescência, no bairro Menino Deus.

 

ray

Francisca Raymundo dos Santos despertou a paixão de Virgílio Calegari ao ser fotografada em seu atelier (Foto: Virgílio Calegari/Arquivo pessoal)

# Dona Chiquinha, de origem portuguesa e residindo no Norte, veio passear em Porto Alegre e visitou o atelier de Virgílio Calegari, então viúvo. A sessão de fotografias ocasionou uma paixão forte e passaram a viver juntos. O casamento resultou em vários filhos, ente os quais Oscar, que herdou o atelier da Rua da Praia, onde fui assíduo até o seu final.

# Entre as coleções de fotografias da viúva de Calegari, muitas delas eram testemunhos do início de seu envolvimento amoroso. Ele, comprovando sua habilidade artística, fez fotografias com ela durante as situações de enlevo carinhoso. Mostravam talento e rapidez nos registros que ocupavam recantos da residência.

 

chaleira

A pequena chaleira e seu aquecedor acompanhavam Calegari em suas caçadas, que igualmente eram registradas com suas fotografias (Foto: Alexandre Heckler/especial)

# Entre as lembranças recebidas, o álbum de fotos de Porto Alegre e a pequena chaleira que o mestre da fotografia levava nas caçadas, um dos seus passatempos, como podem conferir na foto.

# Virgílio Calegari, nascido em Bergamo, na Itália, teve o reconhecimento do Rei Vitorio Emanuele III que lhe concedeu o título de Cavaleiro da Corte Italiana pela atividade no campo das artes e da cultura. As comendas, de elaborada execução em verde e vermelho, cores da Itália, são guardadas pelo neto Sotero Calegari Cesar.

 

virg

Virgílio Calegari recebeu o título de Cavaleiro da Corte Italiana por sua atividade nas artes (Foto: Reprodução)

 

com

Comenda recebida do rei Vittorio Emanuele III (Foto: Sotero Calegari Cesar/Divulgação)

com

Outro dos reconhecimentos da Itália ao talento de Virgílio Calegari (Foto: Sotero Calegari Cesar/Divulgação)

a

Um dos prêmios recebidos no exterior por Calegari (Foto: Sotero Calegari Cesar/Divulgação)