Arte impactante
Fernando Baril será homenageado na mostra “DiversidArte”, que inaugura na próxima semana (Foto: Gilberto Perin/Divulgação)
# Uma tela de Fernando Baril, inspirada na Parada Gay de 1991 realizada em Nova York, quando o arquiteto e artista plástico residia em Manhattan, será exposta pela primeira vez na mostra “DiversidArte”, que inaugura na próxima terça-feira (dia 27), no Museu de História Júlio de Castilhos, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado.
# Farão parte da mostra onze obras em cerâmica, produzidas coletivamente por Rodrigo Nuñez, professor do Instituto de Artes da UFRGS, e seus alunos RolilaTüz, Júlia Dolores, Pedro Stelmach e Camila Chaves. São os troféus “Sylvinha Brasil”, homenageando a apresentadora da Parada Luta LGBTQIAPN+. Eles serão entregues a personalidades que se destacaram no Movimento da Diversidade Gaúcha.
Obra de Baril “Parada Gay” integra a mostra (Foto Divulgação)
# A tela de Baril foi uma resposta, no seu estilo ímpar, as afirmativas de que a AIDS era uma “peste gay”. A exposição “DiversidArte”, com curadoria de Gaio Fontella, poderá ser visitada até 31 de agosto, das 10h às 17h, no Museu de História Júlio de Castilhos.