Arte vigorosa
Pintura
Vitório Gheno: criatividade e colorido com os Arabescos (Foto: Nádia Raupp Meucci/Divulgação)
# Vitório Gheno, que gosta de se autodefinir como um autêntico, costuma desenhar enquanto fala ao telefone. Preferencialmente, em agendas ao alcance na ocasião, que guardam seus registros inspirados ao sabor da conversa. Em 2017, buscando um contato antigo, encontrou desenhos que estavam esquecidos. Reuniu vários deles para realizar uma pesquisa e iniciou uma nova fase, Arabescos, que resultou em alguns trabalhos adquiridos por um colecionador gaúcho de suas telas.
# Prosseguiu com suas atividades e, nos últimos meses de reclusão e muita dedicação à pintura, criou 8 telas atendendo ao convite do marchand Nicholas Bublitz para expor em sua galeria virtual, a primeira em 3D. Nesta primeira experiência virtual, Vitório apresenta os 8 trabalhos com Arabescos, realizados em técnica mista: óleo e acrílico completando com o mesmo número de telas referentes às fases anteriores, Cidades Paralelas e Metrópole.
# Essa apresentação inédita inicia neste sábado (dia 21) e poderá ser conferida em casa através do aplicativo Mobart, na galeria virtual, ou ainda presencialmente na Bublitz Galeria de Arte, seguindo os protocolos de saúde.Nádia Raupp Meucci estimulou a criação dos Arabescos e viabilizou a exposição que tem sua curadoria. A exposição já está no ar e pode ser conferida clicando aqui.
Escultura
Bez Batti: projeto de dimensões inéditas no Moinhos de Vento. Acima, o artista apresenta o molde da escultura que será realizada em basalto (Foto: Paulo Gasparotto)
# Bez Batti, que continua seu trabalho com as criações em basalto inspiradas nos desenhos de Picasso, está na temporada de comemoração de seus 80 anos. Sábado último (dia 14), junto com a esposa Shirley e os filhos, contando com um pequeno grupo de amigos, brindou a nova idade. Foi uma pausa na criação da escultura de grandes dimensões, em que serão utilizadas 12 toneladas de basalto cinza, incluindo um bloco vermelho com o símbolo do Bairro Moinhos de Vento. A escultura fará parte dos jardins do categorizado edifício Luciana de Abreu 216, empreendimento da Goldsztein Cyrela, com o projeto do arquiteto Arthur Casas.