Whatsapp

Notícias

Azeite: delícia do paladar

Nina Braga: paixão pela olivicultura (Foto: Divulgação)

# Próxima de completar 60 anos, a empresária Nina Braga decidiu que era hora de inovar. Depois de duas décadas à frente de uma loja de chocolates, migrou para a área de agronegócios e se apaixonou pela olivicultura.

# As primeiras 300 mudas vieram de Minas Gerais e foram plantadas em outubro de 2010 na propriedade da família, na Estância do Cerro, imediações de Rosário do Sul.

nina

Azeite extravirgem Koroneiki (Foto: Divulgação)

# Agora, 13 anos depois, um pomar com mil mudas, distribuídas em quatro hectares, vai render 20 toneladas do primeiro azeite de oliva extravirgem com selo totalmente orgânico do Rio Grande do Sul. Só existem três no Brasil com essa distinção, todos no estado mineiro.

# O azeite Nina, que leva o nome da empresária, foi certificado pelo Instituto Certifica Sociedade Simples, credenciado pelo Ministério da Agricultura e pelo Inmetro. Até o início de abril, o azeite já deverá estar pronto para ser comercializado, com as garrafas portando o selo inédito no Estado, nas variedades Arbequina, Arbosana ou Koroneiki. A colheita coincide com os 70 anos de Nina Braga, que tem uma alma inquieta e muita paixão por aquilo que faz.

nina

Nina Braga na sua plantação de Oliveiras próximo a Rosário do Sul (Foto: Erika Hanssen/Divulgação)