Belas formas da natureza
O artista Hugo França (Foto: André Godoy/Divulgação)
# Hugo França nasceu em Porto Alegre, em 1954. Buscando uma vida mais próxima da natureza, mudou-se para Trancoso, Bahia, no início da década de 80, onde viveu por 15 anos. Lá, percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira, vivência que pautou seu trabalho. Desde o final dos anos 1980, desenvolve "esculturas mobiliárias", expressão usada primeiramente pela crítica Ethel Leon e adotada pelo designer por sua precisão em descrever a produção que ele executa a partir de resíduos florestais e urbanos - árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem.
# As peças criadas pelo artista nascem de um diálogo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração. Suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam sua sensibilidade e o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas.
# Hugo França conta com duas equipes em suas oficinas de Trancoso (BA) e Louveira (SP), para auxiliá-lo na produção das peças, e uma no showroom de São Paulo.
# Ao longo de sua trajetória, Hugo participou de inúmeras exposições - sendo sua primeira individual em 1997 - feiras, workshops, palestras e projetos mobiliários públicos. Recebeu prêmios nacionais e um internacional, além de contar com obras permanentes em coleções espalhadas pelo Brasil, Coréia e Canadá. Entre as mostras individuais, vale ressaltar as seguintes: The Story of The Tree e Hugo França | New Works, ambas expostas na R & Company, em Nova Iorque, e França at Fairchild, na Fairchild Tropical Botanic Garden, em Miami.
Questionário Proustiano
1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
– Determinação.
2. Qual sua principal característica?
– Curioso.
3. Qual seu passatempo favorito?
– Pensar.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
– Não consigo me ver como outra pessoa.
5. Onde gostaria de morar?
– No momento, onde voltei a morar desde março de 2020, Trancoso no sul da Bahia.
6. Qual sua cor favorita?
– Tons pastéis.
7. Quem são seus escritores favoritos?
– Moacyr Scliar (Guerra do Bonfim), Ariano Suassuna e Charles Bukowski.
8. Quem são seus compositores favoritos?
– Caetano, Gil, Aldir, João Bosco, Lupicínio, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e todos os bons compositores do país que tem a melhor música do mundo.
9. Quem são seus heróis na vida real?
– Não tenho heróis.
10. Que talento você mais queria ter?
– A diplomacia.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
– Ansioso.
12. Qual é seu lema?
– Não ter lema.
13. Na sua atividade, o que te proporciona maior motivação?
– A criação de uma nova obra.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
– No momento, a produção de um livro e um documentário que abrangessem todo conteúdo que envolve a produção e os pontos de vista da arte e do mercado.
Recentemente, Hugo abriu uma galeria que leva seu nome em Trancoso, Bahia (Foto: André Godoy/Divulgação)