Whatsapp

Notícias

Bem querer a Porto Alegre

O Farol de Itapuã uma das atrações de Viamão (Foto: Reprodução)
Claudia Rosana, do grupo Casarões de Porto Alegre (& Outras Querências do RS), publicou na rede social Facebook um atraente texto a respeito do Farol de Itapuã, que é bonito. Não teve, porém, um artista que lhe decantasse as atrações como Caymmi fez, com muito encanto, do farol de mesmo nome da Bahia.
O farol teve conclusão no século XIX, mais precisamente em 1860 (Foto: Reprodução)
Transcrevo parte de seu relato: “O Farol de Itapuã gaúcho foi concluído em 1860 e está localizado no município de Viamão, distante aproximadamente 50 km de Porto Alegre, no interior do Parque Estadual de Itapuã. Este parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. Além da questão ecológica, a região também tem importância histórica por ter sido palco de diversos combates durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Li no site da Prefeitura de Viamão, a seguinte informação: "O local pode ser acessado por uma trilha de dificuldade moderada, que pode ser agendada com a administração do Parque".
O vitral inspirado no Farol de Itapuã, obra de artistas gaúchos (Foto: Arquivo pessoal)
Faço outro registro de originalidade: no casarão da Rua Duque de Caxias, em que viveu o casal Izabel de Aragão Bozano e Giulio Bozano, cônsul da Itália na década 1930, foi instalado um vitral inspirado no nosso Farol de Itapuã. Possivelmente de autoria de um dos nossos artistas dedicados à arte dos vitrais, os irmãos Albert Josef Georg e Hans Veit e o sobrinho Albert Veit Hoepf, da Casa Veit. O prédio foi demolido, como grande parte dos casarões do Centro Histórico, mas o vitral com o Farol de Itapuã segue instalado noutro ponto da mesma Rua Duque de Caxias, como podem conferir na foto.Ainda a respeito do nosso Farol de Itapuã, merece todos os cuidados e pode ser aproveitado para passeios turísticos, tanto pelo Guaíba como pela estrada que leva até lá. É das regiões mais atraentes de Porto Alegre. Boa lembrança do grupo Casarões de Porto Alegre (& Outras Querências do RS), estimulando apreciar as belezas da nossa cidade.