Berlim lembrada em Paris

A exposição acontece na Place du Trocadéro (Foto: Divulgação)
# Símbolo mundial da Guerra Fria, o Muro de Berlim dividiu a cidade em duas durante 28 longos anos. Rememorando a celebração do 35º aniversário da queda do Muro, em 2024, a Cité de l'architecture et du patrimoine de Paris apresenta exposição única e bem documentada do coração desta Berlim dividida em duas: O Muro de Berlim. Um mundo dividido.
Fotos que mostram a Berlim dividida fazem parte da mostra (Foto: Divulgação)
# A primeira vez que atravessei o Muro de Berlim, como convidado do governo da então Alemanha Ocidental, em 1972, passei pelas revistas habituais e rigorosa fiscalização de documentos, no Checkpoint Charlie. Berlim Oriental, cinza, era inverno, e tristonha, me impressionou pelos prédios e museus. O melhor momento foi quando visitei o Neues Museum, na Ilha dos Museus, e tive a oportunidade de conhecer o belo busto de Nefertiti, uma das mais importantes obras de arte do planeta, juntamente com o Davi, de Michelangelo.
Fragmento do muro (Foto: Divulgação)
# Voltei a cruzar o muro, este duro estigma da Segunda Guerra Mundial, outras vezes e tive a satisfação de ver a cidade unificada, inclusive numa das comemorações do aniversário de Berlim, um lugar de emoção e brilho incomum.
Até este domingo a exposição pode ser visitada em Paris (Foto: Divulgação)