Buscando a verdade de cada um
O fotógrafo Nathan Carvalho (Foto: Divulgação)
# Com o título “O Inquieto Retratista da Alma Humana”, a jornalista Carmen Carlet descreve Nathan Carvalho. Sua trajetória se iniciou como fotógrafo de eventos e vem se transformando em um artista visual com atuação em diversas plataformas.
# Nascido no final de abril de 1983, na cidade do extremo sul gaúcho, Rio Grande, Nathan Carvalho – NC – ensaiou os primeiros passos na fotografia aos 17 anos. Era uma câmera na mão e a brutal disciplina taurina para persistir e vencer. Tendo como marca registrada a inquietação e uma assinatura muito autoral, Nathan vem, ao longo dos últimos 20 anos, construindo uma imagem de artista visual, apaixonado por retratar a alma humana, seja através da fotografia, dos retratos ou de outras plataformas que se apresentem. NC defende a ideia de que é preciso traduzir o sentimento do autor e não só de quem está sendo fotografado. “Tudo isso tem muito da visão e sensibilidade de quem está retratando” destaca o artista que se utiliza de todos os meios disponíveis para deixar sua marca. Pode lançar mão de uma conservada câmera Rolleiflex, de meados do século passado, ou mesmo de recursos da mais recente tecnologia digital. O que vale para Nathan é a essência. E a essência vem sendo registrada tambémr nas fotografias de casamento. Sim, Nathan é referência quando o assunto é wedding. Como ele mesmo diz, fotografar casamentos lhe permite ser completo, expressando seu lado romântico, “porque quando se fala do amor e do romantismo tem um pouco da breguice exagerada que é simplesmente linda”.
# Mas, na outra ponta, NC não tira os olhos de uma dura realidade da vida, traduzida no projeto “Invisíveis”, onde ele retrata pessoas e capta exatamente ‘aquele momento único’. Uma coletânea está sendo feita em um livro com textos e fotos do autor, atualmente no prelo e logo, logo nas ruas. “
# Um marco na sua vida aconteceu em 2016, quando pelo que considera “um chamado”. Decidiu ir para Nova Iorque e, por obra do destino, hospedou-se no estúdio do fotógrafo Patrik Andersson, uma referência em retratar pessoas e celebridades. “Além de ele ser um especialista em um tipo de fotografia que eu sempre admirei e não sabia como fazer, o Patrick é uma pessoa com uma mente muito aberta, que impactou na minha vida e segue sendo meu mentor”.
# O estúdio nova-iorquino foi a porta que Nathan atravessou para o mundo. Dali, ele partiu para cursos na Europa e nos Estados Unidos, estudando fotografia em Londres (2017) e Cinema nos EUA (2019). Inquieto, também quis conhecer a linguagem latino-americana e se especializou em direção e roteiro com a diretora e roteirista argentina Paula Markovitch (2019) e direção de fotografia e cinematografia com o mestre Alziro Barbosa (2018). “
# A trajetória deste artista retratista inquieto está apenas na primeira fase. Em 2020, Nathan direcionou o foco para ampliar o seu olhar em outras áreas. Além dos casamentos e retratos, a produção de vídeo tem crescido muito no seu dia a dia. Nathan é integrante de uma nova geração que acredita na desconstrução de uma linguagem arraigada. “A fotografia ou o filme podem ser poderosíssimos, desde que contenham algo mais verdadeiro, íntimo, profundo. Quando produzo, gosto que a pessoa olhe e diga: Nossa, que lindo isto, mas não é mentira, não é cheio de filtros e retoques”, finaliza Nathan Carvalho.
Desde jovem, Nathan sempre nutriu paixão pela fotografia (Foto: Divulgação)
Questionário de Marcel Proust
1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
– Determinação.
2. Qual sua principal característica?
– Ser observador.
3. Qual seu passatempo favorito?
– Ouvir música.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
– Eu versão 2.0
5. Onde gostaria de morar?
– Num mundo sem fronteiras.
6. Qual sua cor favorita?
– A cor do céu logo que o sol vai embora.
7. Quem são seus escritores favoritos?
– Charles Bukowski e Jules Verne.
8. Quem são seus compositores favoritos?
– Philip Glass e Ludovico Einaudi.
9. Quem são seus heróis na vida real?
– Carl Jung.
10. Que talento você mais queria ter?
– De contar histórias.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
– Meditativo.
12. Qual é seu lema?
– A construção da tua vida é responsabilidade tua e de mais ninguém.
13. Na tua atividade, o que te proporciona maior motivação?
– Poder sair, encontrar pessoas, situações, lugares e materializar a beleza, ideias e sensações.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
– Retratar as pessoas mais interessantes deste mundo, publicar livros e realizar exposições ao redor do mundo.
Nathan Carvalho (Foto: Divulgação)