Whatsapp

Notícias

Butikin: duas memórias

O poeta Léopold Sédar Senghor, presidente de Senegal de 1960 a 1980 (Foto: Reprodução)

# As memórias do Encouraçado Butikin e de seu criador Ruy José Sommer suscitou muitas lembranças e manifestações entusiásticas a respeito da casa noturna, que assinalou um cappitulo da vida social e noturna de Porto Alegre. Buscando momentos inéditos, relembro dois fatos incomuns: a visita ao Butikin do presidente Léopold Senghor, brilhante escritor, com destaque para sua poesia e político de êxito ao comandar o Senegal, seu país. Senghor, pela segunda vez visitando o Brasil, chegou em novembro de 1977 e foi recebido com as devidas honras e homenagens pelo presidente Ernesto Geisel com quem manteve uma relação amistosa. Estendeu sua viagem a Porto Alegre e foi conhecer a badalada casa noturna.

 

gilda

Gilda Marinho: personagem marcante (Foto: Reprodução)

# Entusiasmado com a animação e acompanhando por sua comitiva masculina, dirigiu-se à uma vizinha de mesa e a convidou para dançar. A jovem, inibida por não conhecer o personagem que solicitava para ir à pista de danças, recusou o convite encabulada. Ela, inclusive, não falava francês. A jornalista Gilda Marinho participava da mesa e prontamente acompanhou Senghor nas danças. Prolongaram-se na pista e nas conversas. Gilda era exímia em idiomas aprendidos no Colégio São José e a noite foi longa. Senghor divertiu-se e deu boas risadas.

 

rolls

Rolls Royce Phantom V Limousine, um dos modelos da década de 60 (Foto: Reprodução)

# Outro episódio marcante foi a visita de Georgiana Russel, filha de Sir John Russel, diplomata inglês e embaixador da Inglaterra no Brasil durante o período de 1966 a 1969. Ruy Sommer recebeu um telefonema do Plaza São Rafael, solicitando a reserva de uma mesa para Lady Aliki Russel e sua filha Georgiana. Ruy, um tanto surpreso pela inusitada solicitação, telefonou solicitando confirmação do pedido, no que foi atendido pela portaria do Plaza. Às 21 horas e 30 minutos, horário previsto da reserva, um poderoso Rolls-royce estacionou na frente do Encouraçado e o motorista, devidamente fardado, abriu a posta para as duas elegantes figuras.

# Para refrescar a memória de muitos e explicar para outros tantos: Georgiana Russel foi a musa preferida do Rio de Janeiro enquanto viveu lá. Linda, loira, esbanjando charme e muito alegre, conquistava a todos. Instaladas numa das mesas de pista, numa noite do meio da semana, mas com frequência em alta, tornaram-se o centro das atenções. Noutra mesa, Roberto Maisonnave era o anfitrião de nomes do mundo financeiro norte- americano que estavam na capital. Mais adiante, Lucia Curia, então atuando como manequim em São Paulo, com companheiras que vieram desfilar num evento de moda, ocupava outra mesa.

# A pausa de Georgiana e Lady Aliki, que rumavam a Buenos Aires no Rolls da embaixada da Inglaterra, transformou-se num divertida noite de danças. A mesa delas, em pouco tempo, aumentou de tamanho, concentrando boa parte dos frequentadores numa divertida confraternização.