Caminhadas com arte
Lucio Fontana e sua arte inovadora é assunto de um dos passeios (Foto: Guggenheim Bilbao/Divulgação)
# Para coincidir com uma data importante para o mundo da arte, incluindo o 150º aniversário do Impressionismo, a rede Dorchester Collection expandiu a sua série Artistas Lendários, com seis passeios a pé, liderados por especialistas em quatro cidades. Os hóspedes que visitam as suas propriedades em Paris, Roma, Londres e Milão podem seguir os passos de criativos de renome que deixaram impacto duradouro em cada destino. Todas as trilhas dos Artistas Lendários da Dorchester Collection são conduzidas por guias, que são experientes historiadores de arte.
# A mais recente adição à série Artistas Lendários em Milão apresenta a arte inovadora do argentino-italiano Lucio Fontana, artista sul-americano de grande sucesso na Europa. O fundador do Espacialismo é conhecido por rejeitar seus prestigiados ensinamentos da Brera Arts Academy e por cortar suas telas com um movimento de sua faca Stanley. “Fontana - Slashing Space” começa no Hotel Principe di Savoia, onde os hóspedes visitam a cobertura com vista para a cidade. A experiência também apresenta o bairro de Brera, sede da Academia de Artes que Fontana frequentou, e seu ateliê, que hoje abriga uma galeria de arte contemporânea.
O hotel Le Meurice, na capital francesa, enfoca Monet (Foto: Divulgação)
# O Le Meurice, em Paris, apresenta o tour “Monet - Revolutionary Brushstrokes”, que começa na cobertura do hotel, com vista para o Jardim das Tulherias, e termina com uma imersão nos painéis Nenúfares de Monet no Musée de l'Orangerie. Também na Cidade Luz é possível acompanhar o “Rodin - Love and Torment”, que explora a história da genialidade e do caso de amor de Rodin com a escultora Camille Claudel. O romance secreto com sua aluna começou há 140 anos e transformou o tema que ele escolheu para esculpir.
Obra Os trapaceiros de Caravaggio, temática do hotel de Roma (Foto: Divulgação)
# Em Roma, o foco está no pintor italiano Caravaggio, do final do século XVI. O famoso ‘bad boy barroco’ viu um aumento de interesse de uma nova geração após a série Ripley da Netflix, na qual o artista serve como um guia para o vigarista assassino. “Caravaggio – Rebel and Rome”, do Hotel Eden, segue alguns dos principais momentos do artista rebelde, terminando no local da fatídica partida de tênis que resultou em seu exílio da cidade.
No 45 Park Lane, em Londres, a obra radical de Barbara Hepworth é o tema (Foto: Divulgação)
# Alinhado com o espírito do 45 Park Lane, onde a arte encontra o modernismo, a artista radical do século 20, Barbara Hepworth, é campeã na trilha de Artistas Lendários do hotel. “Hepworth - Rhythm and Form”, convida os visitantes a explorarem Londres através das lentes de um dos artistas mais influentes da Grã-Bretanha. O passeio leva ao coração de Mayfair até a arborizada Hampstead, onde o Isokon Building e o The Mall Studios funcionaram como centros para os modernistas de Hampstead.