Whatsapp

Notícias

Celebrando nas Missões

Back to the 70’s: Waldeny Elias, eu e a equipe então responsável pelo acervo missioneiro (Foto: Arquivo Pessoal)

# Uma das minhas visitas especiais às Missões de São Miguel foi na década de 1970, depois de uma temporada de quatro meses na Europa. Desembarquei em Porto Alegre, no mês de abril, e escolhi comemorar meu aniversário com um jantar nas Missões, onde estive pela primeira vez aos 11 anos de idade, quando meus pais, Esther e Eugênio Gasparotto, resolveram atender a meus insistentes pedidos para conhecer as ruínas missioneiras.

# Nada melhor, depois de vivenciar por um período as delícias de Paris, Londres, Berlim e Roma, do que mergulhar na tradição histórica dos pampas gaúchos. Junto com um grupo de amigos, tomei o rumo de Santo Ângelo. Vale recordar que não existiam acomodações próximas ao sítio missioneiro, que tão pouco havia sido recuperado, como fizeram posteriormente.

waldeny elias

Juntamente com Waldeny Elias tirei essa foto em frente à estátua do gaúcho, durante o percurso para Santo Ângelo (Foto: Arquivo pessoal)

# Assim, a comemoração foi inteiramente preparada pelo meu grupo. O caminho até lá já foi uma festa. Junto com meu amigo Waldeny Elias, o pintor de trajetória boêmia e intensa, aproveitei para fazer foto junto ao incrível monumento ao gaúcho, posteriormente demolido, que ironizamos, como podem ver na foto.

welias

Nossa programação na região missioneira foi também acompanhar as atividades do campo (Foto: Arquivo pessoal)

elias

Trabalho de W. Elias titulado de “Jesus menino (fragmento)” (Foto: Arquivo pessoal)

léo

Trabalho de Léo Dexheimer titulado de “São Miguel” (Foto: Arquivo pessoal)

 

# Hospedados em Santo Ângelo, todas as manhãs rumávamos para a região das ruínas. Tivemos oportunidade de participar de várias atividades da campanha, devidamente registradas com fotos. Igualmente, circulávamos por todos os recantos das construções, fazendo os mais arriscados caminhos. O pintor Waldeny Elias, insuperável no trago e nas histórias divertidas, foi o companheiro perfeito para a comemoração. Anos antes, havia criado uma coleção inspirada nas Missões, juntamente com outro talentoso artista, Léo Dexheimer. O resultado foi o lançamento de um magnífico álbum, editado com o bom gosto que assinalou a trajetória de Lauro Sturm, patrocinador do trabalho que vocês podem conferir em algumas das fotos.

missões

À época, ainda era possível transitar por áreas, atualmente interditadas ao público (Foto: Arquivo pessoal)

missões

Misticismo: ocupei um dos nichos do frontispício da igreja (Foto: Arquivo pessoal)

# Na noite de 20 de abril, organizei um jantar junto a imponente igreja e brindamos a data. O divertido improviso deu maior encanto à comemoração, que atualmente seria facilitada, embora sem a possibilidade de usar áreas que não estão mais liberadas ao público.

# Este aniversário é uma recordação que me dá especial satisfação. Pretendo repetir, buscando novas aventuras, sem tentar reproduzir aquelas que ficaram na lembrança.

# Outra passagem marcante pelas Missões foi para realizar a reportagem coordenada pela fotógrafa Liane Neves, juntamente com a repórter Luciana Stein, para a edição regional da Revista Caras, em 2001. Durante as fotografias, um grupo de jovens padres jesuítas argentinos participou dos registros. Coincidiu com o momento em quem relatava minha formação no Colégio Anchieta e a grande admiração pelos discípulos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Portanto, são muitas ligações e memórias missioneiras.

missões

Um grupo de jesuítas argentinos visitou São Miguel das Missões durante minha entrevista para a Revista Caras (Foto: Liane Neves/Arquivo pessoal) (Foto: Liane Neves/Arquivo pessoal)