Whatsapp

Notícias

Cenário da musa

A condessa Jacqueline de Ribes (Foto: Reprodução)

# Os condes Jacqueline e Édouard de Ribes, ela bela e elegante e ele bem posto e lembrado pelos feitos heroicos na Segunda Guerra Mundial, tiveram prestígio no Jet Set internacional. Recebiam a aristocracia, assim como poderosos de todos os setores, tanto em sua mansão da Rue Bienfaisance, de Paris, como na casa de Ibiza - essa toda branca e num estilo despojado rústico em sintonia com a costa espanhola. Lançada numa festa de Christian Dior, amigo de sua família, desde muito cedo foi celebrada na alta sociedade. É lembrada pela postura suave e fala delicada, comparada à rainha Maria Antonieta, e seu perfil lembrando a insuperável Nefertiti, rainha do Nilo, conforme comentou a atriz Marisa Berenson.

de ribes

Jacqueline e Édouard de Ribes (Foto: Reprodução)

ribes

A condessa Jacqueline de Ribes: admirada pelo Jet set e pelos nomes da moda (Foto: Reprodução)

ribes

Jacqueline de Ribes foi comparada à Nefertiti (Foto: Reprodução)

nefertiti

Nefertiti foi uma rainha da XVIII na dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenhotep IV, também conhecido como Aquenáton. O busto encontra-se no Neues Museum, em Berlim (Foto: Reprodução)

a

A ambientação da morada do casal conta com um quadro da artista Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, entre outras raridades. Serão dispersadas num leilão da Sotheby’s (Foto: Reprodução)

# Jaqueline igualmente circulava com desenvoltura na área da moda, sendo musa de Yvez Saint Laurent e tendo a amizade de Diana Vreeland, editora da Vogue americana. Seus vestidos de alta costura foram expostos em 2015 no Metropolitan Museum de Nova Iorque. Luchino Visconti cogitou de convidá-la para interpretar a duquesa Guermantes na filmagem de Em Busca do Tempo Perdido, que a morte o impediu de realizar. Sempre atuante em Ibiza, sentia-se muito bem e, numa noite, apareceu na discoteca Space, local único da movimentação da juventude, onde a droga corria livre. Ao sair, apenas comentou “Trés énergetique!”

ysl

Jacqueline e seu amigo Yves Saint Laurent (Foto: Reprodução)

# Édouard partiu em 2013, e Jaqueline mais recentemente. Agora, a Sotheby’s anuncia o leilão de parte das obras de arte reunidas numa coleção milionária pelo casal de Ribes. A venda se realizará nos dias 1º e 2 de dezembro. Entre as peças de grande expressão, um relógio que pertenceu a Maria Antonieta, um busto de mármore que assinala as horas nos olhos, e uma tela da pintora Élizabeth Vigée-Lebrum, a preferida de Maria Antonieta a quem ela retratou com os filhos. O mobiliário clássico assinado por grandes mestres da escultura igualmente faz parte do catálogo. A previsão é de que seja um leilão milionário.

venus

No detalhe: a obra Juno Borrowing the Belt of Venus da pintora Élizabeth Vigée-Lebrum (Foto: Reprodução)