Cenário de fé e emoção
Na última sexta-feira (dia 2), aconteceu a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Rio Pardo (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
# Juntamente com Jacqueline Sanchotene, participei da programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e pescadores, na última sexta-feira (dia 02), em Rio Pardo.
# Fomos recebidos por Terezinha Müller, cuja atuação está vinculada à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, e Flávio Canto Wunderlich, dirigente do Núcleo Luso-Açoriano de Rio Pardo, que nos proporcionaram um passeio pelo roteiro Turístico Caminhos da História. O início foi visitando a área onde existiu o Forte Jesus Maria José, local que deu origem a Rio Pardo.
No detalhe: a chegada de Senhora dos Navegantes ao baco (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
A imagem sacra foi venerada durante a procissão nas águas dos Rios Jacuí e Rio Pardo (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
Belo registro dos fiéis junto à Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
# Tive oportunidade de experimentar a culinária local no original restaurante Costaneira, junto às águas do Rio Pardo. Tilápia e traíra, de preparo de qualidade e com temperos bem escolhidos, foram os pratos de resistência do almoço. É uma boa motivação para voltar à histórica cidade.
# Ao entardecer, fomos para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, cujos altares e talhas sacras impressionam pela arte primorosa, para acompanhar a tradicional celebração iniciada com uma procissão motorizada. Logo após, nas águas do Rio Jacuí e do Rio Pardo, houve a procissão fluvial. Uma missa festiva, no Mirante da Praia dos Ingazeiros, celebrada pelos padres Maurizan do Nascimento e Paulo José Krindges, foi outro momento marcante de fé num cenário em que o pôr do sol foi complemento de beleza. Uma procissão luminosa acompanhou a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no retorno à Matriz. Marília Nascimento, assessora de Imprensa da Prefeitura de Rio Pardo, participou e registrou a festividade juntamente com o fotógrafo Vinícius Bolzan.
Na ocasião, aconteceu uma missa (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
A missa foi oficiada pelos padres Paulo José Krindges e Maurizan do Nascimento (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
# Padre Maurizan comentou o engajamento da comunidade na retomada do formato clássico da solenidade. Falamos, igualmente, da importância dos trabalhos de recuperação da Matriz, que conta com a dedicação de Jacqueline Sanchotene, leia-se Jac Sanchotene Marketing Cultural, na captação de recursos para o restauro.
Estive com Jacqueline Sanchotene, Maurizan do Nascimento e Terezinha Müller (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)
No detalhe: a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes na histórica Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Foto: Vinícius Bolzan/Prefeitura de Rio Pardo/Divulgação)