Whatsapp

Notícias

Chagall: pintura e poesia

O artista Marc Chagall (Foto: Reprodução)

# A edição festiva da Revista Vogue de 1977/1978 foi dedicada ao pintor Marc Chagall que, em outubro de 1977, foi homenageado com a exposição de seus quadros no Pavillon de Flore no Museu do Louvre. Marc foi laureado com o maior prêmio de França: a Ordem da Legião de Honra.

marc

Capa escura da edição de Marc (Foto: Arquivo Pessoal)

chagall

Capa clara da edição de Marc (Foto: Arquivo Pessoal)

# O pintor abriu a participação com versos de sua autoria entre fotos de seus trabalhos e de sua mulher. Outro texto assinado pelo escritor René Huyghe, da Academia Francesa de Letras, homenageia o pintor.

chagall

Marc Chagall e Valéry Giscard d'Estaing, ex-presidente da França, em visita à exposição no Louvre (Foto: Arquivo Pessoal)

marc

Marc Chagall (Foto: Reprodução)

mosaico

Mosaico artístico feito por Marc (Foto: Arquivo Pessoal)

marc

Marc Chagall durante o trabalho em seu atelier (Foto: Arquivo Pessoal)

chag

No detalhe: os traços de Chagall (Foto: Arquivo Pessoal)

marc

Chagall em plena atividade (Foto: Arquivo Pessoal)

# O registro da visita do então presidente da França, Valéry Giscard D’Estaing, à exposição comemorativo aos 90 anos do artista, teve destaque especial do fotógrafo Jacques Lartigue. Vale destacar a sensibilidade e categoria de Giscard em reverenciar o mestre da pintura. O escritor Louis Aragon participou do caderno com uma poesia dedicada a Chagall.

# A edição, com destaque à arte de Chagall e a inclusão de textos e poesias de intelectuais reconhecidos, deu evidência aos seus desenhos e pinturas. Os complementos bem escolhidos foram antigas ilustrações usadas na revista em edições das décadas de 1920/1930.

a

A arte original foi utilizada em uma edição de maio de 1928 (Foto: Arquivo Pessoal)

a

Ilustração tirada da edição de setembro de 1926 (Foto: Arquivo Pessoal)

# Entre as sugestões de bom gosto na edição festiva da Vogue, a Grécia foi o país indicado como destino turístico. O cineasta Robert Bresson e seu filme “O Diabo provavelmente”, de 1977, igualmente mereceu destaque. Foi inscrito no 27º Festival Internacional de Cinema de Berlim em que ganhou o Urso de Prata - Prêmio do Júri Especial.

a

Um dos belos trabalhos de Marc (Foto: Arquivo Pessoal)

mesa

A mesa do atelier de Marc (Foto: Arquivo Pessoal)