Whatsapp

Notícias

Champagne: estilo requintado

O exclusivo conjunto de swizzles sticks, fabricados pela Cartier em 1935, fez parte do acervo de Lily e Josef Safra (Foto: Reprodução)

# Um dos itens do primeiro leilão que dispersou a coleção de Lily (o nome dela deve ser pronunciado acentuando o primeiro “i”) são os swizzles sticks, fabricados pela Cartier em 1935.

 

aaa

No detalhe: a sofisticação das peças (Foto: Reprodução)

# Conversei com Lily Safra e Edmond Safra em uma ocasião de drinks de final de tarde em que Lúcia e o embaixador Walter Moreira Salles recebiam no bar do Ritz Hotel, em Paris. Lúcia e Lily usavam os swizzle sticks do bar do hotel para agitar o champagne, eliminando as borbulhas.

 

aa

Lily Safra, inteligência e charme associados à sofisticação no estilo de vida (Foto: Reprodução)

 

# Assunto à parte: Lily comentou sobre sua cidade de nascimento, a nossa Canoas, onde os pais moravam em função do trabalho dele numa multinacional. Ela mencionou a vontade de voltar ao Rio Grande do Sul e visitar a região missioneira que a atrai de maneira especial. Interesse pouco comum, mesmo entre os gaúchos e os demais brasileiros que não reconhecem a importância da comunidade histórica dos jesuítas.


cat

 Capa do qualificado catálogo (Foto: Reprodução)

# O swizzle é um utensílio para misturar coquetéis, montado a partir do ramo da árvore chamada Quararibea turbinata, do Caribe. Existem menções ao swizzle stick, bastãozinho sofisticado, já em 1600, como um ramo para agitar cocktails.

 

rainha

Rainha Vitória foi pioneira no uso do swizzle stick, pois preferia beber o champagne desprovido de borbulhas (Foto: Reprodução)

# A rainha Vitória, do Reino Unido, foi das primeiras a usar um swizzle stick para tirar as borbulhas do champagne, que lhe causavam mal estar. O que se tornou um hábito para muitos. Elizabeth Taylor compartilhou o mesmo desejo de tirar as borbulhas, mas preferia tomar champagne num copo de uísque com gelo, o que para muitos é incorreto por alterar o vinho espumante.

 

efeito

Preferência: uso de produtos no swizzle stick causa um efeito incomum (Foto: Reprodução)

 

marf

Conjunto tradicional de batedores em marfim e prata vermeille de um colecionador gaúcho (Foto: Divulgação)

 

# Um colecionador gaúcho possui swizzle sticks criados em marfim e prata vermeille, prata dourada, e possibilitou a foto, que vocês podem conferir. A delicadeza do trabalho tem requintes, como a montagem em várias peças artesanalmente elaboradas.

# Usando os bastõezinhos fabricados em madeira e contando com a boa vontade de vários joalheiros, montei uma coleção de swizzle sticks criados com pedras presenteadas por amigas. Tornaram-se lembranças prazerosas na ocasião em que tomo champagne.


Conjunto de swizzle sticks em estilos diversos, criados por designers de joias por minha solicitação. Usei pedras que me foram presenteadas por queridas amigas, como Gilda Marinho, Yvonne Oliveira e Amelinha Tostes. Tornaram-se belas lembranças (Foto: Divulgação)