Charme & sabores amargos
Um dos recantos do Baltoro, espaço perfeito para cigars e bons drinques (Foto: Dani Barcellos)
O nobre vermouth Punt e Mês da Carpano (Foto: Paulo Gasparotto)
Numa das noites da semana, o designer Sergio Pacheco e a assessora de comunicação Làura Schirmer brindaram no Baltoro cigar lounge com o delicioso amaro Punt e Mês, um dos bons hábitos da Itália. Trata-se de um vermute produzido pela empresa italiana Carpano. Criado ainda em pleno século XIX, na cidade de Turin, diz-se que a pedido de um especulador da Bolsa de Valores. Ele solicitou ao barman que adicionasse meia dose de bitter em sua usual dose de vermute Carpano, utilizando a expressão regional "punt e mes" (uma e meia).
A carta de bebidas da sofisticada casa de Porto Alegre oferece o produto importado que é apreciadíssimo pelos italianos. O hábito dos amaros, antes e depois das refeições, é um dos refinamentos do bel paese. Outro produto muito apreciado é o Unicum, licor muito amargo feito com ervas, produzido pela empresa Zwack na Hungria. É a mais conhecida bebida alcoólica húngara depois do vinho Tokaji.
O licor amargo húngaro Unicum (Foto: Reprodução)
A sua fórmula é secreta, sabendo-se que contém mais de 40 ervas diferentes, e que a bebida envelhece em pipas de carvalho. Durante o regime socialista na Hungria, a família Zwack esteve exilada nos Estados Unidos, e o licor Unicum foi produzido na Hungria com uma fórmula diferente. Com a queda do comunismo, Péter Zwack regressou ao país e retomou a produção do Unicum, segundo a fórmula original.
Làura Schirmer e o estilista Sérgio Pacheco durante os drinques no Baltoro (Foto: Paulo Gasparotto)