Whatsapp

Notícias

Colorido vital

Essa bela borboleta é a Prepona narcissus que também voa no Brasil amazônico, nos estados do Amazonas e Pará, poderá perder seu exuberante colorido (Foto: Reprodução)

# Uma extensa matéria na edição do jornal O Globo, de domingo (dia 2), deu mais um alerta doloroso a respeito do desmatamento da Amazônia. Cientistas brasileiros e britânicos descobrem que, nas áreas devastadas da floresta, as borboletas, entre outros insetos, estão menos coloridos. É uma marca clássica de mudança ambiental, detectada já no século XIX, após a poluição causada pela Revolução Industrial.

# O biólogo Ricardo Spaniol, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o principal autor do estudo “Discouloring the Amazon Rainforest”, publicado na revista Biodiversity & Conservation, uma das mais conceituadas da área ambiental. O biólogo afirma: “Mostramos pela primeira vez que a Amazônia está ficando menos colorida e perdendo os mais vistosos de seus habitantes devido ao desmatamento.”

# As borboletas, agora sem seus belos coloridos, voltam a alertar para o desequilíbrio ambiental, isto é, a destruição da maior floresta tropical da terra.

borboleta

Recortes de beleza: esses exemplares de colorido incomum foram os escolhidos pelo designer de joias Antonio Bernardo para ilustrar sua correspondência (Foto: Divulgação)