Whatsapp

Notícias

Copacabana Palace: enredo romântico

O Copacabana Palace Hotel/Belmond Copacabana Palace: ponto de encontro de nomes internacionais, realeza e poderosos (Foto: Reprodução)
Uma temporada inesquecível no Copacabana Palace teve como centro das atenções a atriz Marisa Berenson que veio com seu primeiro marido, o industrial americano James Randall, passar a lua de mel no Rio de Janeiro. Lúcia Curia, que então morava em Paris e era muito ligada a Marisa, programou a visita do casal e foi hostess dedicada, proporcionando passeios e festas.
Acompanhei Lucia Curia e o casal Marisa Berenson e James Randall no jantar em que Ionita Guinle esteve presente no Restaurante Michel (Foto: Arquivo pessoal)
Tempos românticos: junto com Marisa Berenson, James Randall e Lucia Curia, aproveitei a noite do Rio (Foto: Arquivo pessoal)
Estilo marcante: Elsa Schiaparelli, avó de Marisa Berenson (Foto: Reprodução)
Marisa Berenson, neta de Elza Schiaparelli, estilista que conquistou uma posição de destaque na alta costura parisiense no seu período áureo, era um pouco tímida e buscava a companhia de Lúcia, nesta época relações públicas de Valentino, depois de uma temporada na Maison Chanel, para circular tanto em Roma como em Paris. Marisa sempre teve uma bela figura e vestia com elegância. Iniciava a atividade no cinema e havia terminado a filmagem de Barry Lyndon, na Inglaterra, com a direção de Stanley Kubrick. O filme sobre a vida de um aventureiro inglês evidenciou a figura de Marisa, que foi destacada com a iluminação criada por Kubrick, usando um grande número de velas. Aliás, o filme foi indicado para o Oscar de melhor do ano de 1975 e recebeu o prêmio de melhor fotografia. A insegurança de Marisa era por conta dos pronunciados joanetes, que inclusive causavam dores, e só foi operar mais tarde.
Marisa Berenson deu vida à personagem Lady Honoria Lyndon no filme Barry Lyndon (Foto: Reprodução)
Stanley Kubrick, diretor do longa, utilizou centenas de velas para conseguir uma iluminação especial durante as filmagens. Marisa reclamava da atmosfera superaquecida dos ambientes (Foto: Reprodução)
A condessa Marina Cicogna e Florinda Bolkan estavam vivenciando um período de muito sucesso internacional (Foto: Reprodução)
O período durante o verão foi de muitas festas e jantares em que o casal recebeu homenagens. Uma das noites elegantes foi no então badalado restaurante Michel, em Copacabana, que contou com Florinda Bolkan, sua companheira, a condessa Marina Cicogna, Ionita Guinle e a extrovertida Odile Marinho, vivendo uma fase intensa no Rio. Marisa teve diversos encontros com a sociedade carioca, entre outros, na residência de Rosa May Sampaio, então casada com Luiz Eduardo Guinle.
Lúcia e o embaixador Walther Moreira Salles, encontro no Copacabana Palace /Belmond Copacabana Palace (Foto: Reprodução)
Lúcia desejou proporcionar um passeio pela baía da Guanabara com almoço a bordo e escalada nas ilhas, desvendando os encantos da paisagem carioca. Lembrou-se de solicitar o barco ao embaixador Walther Moreira Salles, durante uma ocasião de drinks com o casal de visitantes na pérgula do Copacabana Palace. O passeio foi perfeito e o embaixador Moreira Salles, então divorciado, não participou, mas voltou ao hotel para saber a opinião a respeito da circulada marítima. Marisa e James partiram depois de uma semana. Lucia e o embaixador Moreira Salles tornaram a se encontrar, iniciando uma ligação que durou mais de duas décadas.