Culinária: emoção & realizações
Patricia Ioannou, comando do Empório Dona Mita (Foto: Divulgação)
# Patricia Ioannou nasceu na capital de São Paulo, do signo de Aquário, e, como a família, filiada à Igreja Ortodoxa. Desde cedo decidiu-se pelo curso de Direito. Depois da conclusão, dedicou-se ao trabalho em um escritório de advocacia. Mas, prevaleceu o entusiasmo pela culinária, em que se envolvia com os familiares.
# “Segue o seu relato a respeito da nova atividade, abraçada com entusiasmo: “O empório Dona Mita nasceu em 2016, a partir de um convite que me foi feito para participar de um projeto que se chamou Mercado São Paulo, iniciativa das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento do Estado. Neste projeto, que teve a duração de seis finais de semana, toda a cadeia produtiva do Estado passaria por ali. E assim foi: leite e derivados, e hortaliças, entre outros. E assim começa a nossa história!”
# “Opaaa! Volta um pouco! Não! Essa história começou mesmo lá na Romênia! País do leste europeu, clima rigoroso, de inverno muito duro (iarna foarte greu), onde a escassez de alimentos era muito comum à esta época do ano. Praticava-se muito a conservação dos legumes, das carnes, dos peixes, para que a família pudesse se alimentar quando viesse o frio intenso. E quando essa família imigra para o Brasil foi um choque de realidade! Aqui tudo dá o ano inteiro! Mas as tradições não foram abandonadas e seguia-se conservando os alimentos! E foi assim que eu aprendi com minha avó, Dona Dimitra, que para os amigos era carinhosamente apenas Dona Mita.”
# “A tradição e a relação com a comida está fortemente arraigada a nossos costumes, modo de vida e por que não mencionar a religião? Sim. A comida está presente em minha família do nascimento à morte de um ente! Celebramos a partida com uma missa onde se serve um almoço aos convidados e finaliza com uma torta de trigo e amêndoas confeitadas. E sim, a comida une! A comida celebra! A comida conforta!”
# “E são esses os pilares do Empório Dona Mita! Algumas técnicas foram aprimoradas através de cursos na área em renomadas escolas: Senac e Wilma Kövesi. Alguns projetos importantes tivemos a honra de participar: Senac Service Store - uma loja conceito onde eram ministradas diversas aulas nos segmentos mais variados dentro da gastronomia, e Dona Mita se apresenta com as técnicas de conservação e pasteurização dos antepastos. Levamos um pouco de ensinamentos aos telespectadores do programa Bem da Terra. Passamos também pela Prazeres da Mesa Riviera de São Lourenço e Prazeres da Mesa São Paulo.”
Questionário de Marcel Proust
1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
– O bom humor.
2. Qual sua principal característica?
– Ser otimista.
3. Qual seu passatempo favorito?
– Ouvir fado.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
– Gostaria de ser fadista.
5. Onde gostaria de morar?
– Na Romênia.
6. Qual sua cor favorita?
– O azul, em todas as suas nuances.
7. Quem são seus escritores favoritos?
– João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos e Ariano Suassuna.
8. Quem são seus compositores favoritos?
– Amália Rodrigues, Chico Buarque e Elis Regina.
9. Quem são seus heróis na vida real?
– Jorge Ioannou e Aglaia Ioannou, meus pais.
10. Que talento você mais queria ter?
– Cantar, obviamente, fado.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
– Feliz! Muito feliz! Inclusive pelo reencontro de amigos que me permite rememorar uma fase linda das nossas vidas!
12. Qual é seu lema?
– No final, tudo dá certo.
13. Na tua atividade, o que te proporciona maior motivação?
– A reação dos clientes quando degustam os produtos, o feedback dos mesmos que se encantam com os sabores
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
– Ah, sem dúvida alguma, a loja física! Em breve, isso acontecerá
Patricia Ioannou: amor pela culinária tradicional (Foto: Divulgação)