Whatsapp

Notícias

Dirigível fascinante

O Graf Zeppelin sobrevoou a capital gaúcha no dia 29 de junho de 1934 (Foto: Reprodução)

# Um dos produtos de grande solicitação nos últimos tempos é o álcool Zeppelin, cujo prestígio vem desde a década de 1930. Os irmãos Martin e Joaquim Dallegrave dedicavam-se a engarrafar vinho, vinagre, cachaça e álcool, esse último vindo do Estado de Pernambuco.

graf

Outro registro da passagem do dirigível (Foto: Reprodução) 

# O dirigível alemão Graf Zeppelin, cujo nome é uma homenagem ao conde alemão Ferdinand von Zeppelin, pioneiro no desenvolvimento de dirigíveis rígidos no início do século XX, assinalou um período importante da aviação. Durante a década de 1930, o dirigível Graf Zeppelin operava voos transatlânticos regulares da Alemanha para a América do Norte e para o Brasil. Em 1934, sobrevoou Porto Alegre em sua rota turística rumo a Buenos Aires.

dalle

Martin e Joaquim, os irmãos Dallegrave: empreendedores de êxito (Foto: Reprodução)

zepp

Um dos, senão o primeiro, rótulo do álcool comercializado pelo clã Dallegrave (Foto: Reprodução) 

# Os irmãos Dallegrave escolheram o nome Zeppelin, num gesto entusiástico pelo dirigível, para seu negócio. O clã Dallegrave continua à frente da empresa, atualmente instalada em Cachoeirinha.

# Uma curiosidade: o ponto de parada dos dirigíveis era realizado através de “torres de atracação”. O pináculo art déco do Empire State Building, em Nova Iorque, foi originalmente projetado para servir como um mastro de amarração para o Zeppelin e outros dirigíveis, proposta que não vingou em função dos ventos. No Brasil, foram dois pontos de parada, as torres de atracação: uma no Rio de Janeiro e outra em Recife, esta é única que resta no mundo e se tornou ponto de atração turística.

tremape

Caninha Velha Tremapé registrou grande preferência (Foto: Reprodução)

# Além do Álcool Zeppelin, foram inúmeros outros produtos engarrafados ao longo da história da tradicional firma. Outro destaque foi a famosa Caninha Velha Tremapé. Atualmente, a cachaça premium da empresa é a São Miguel. Produzida com ingredientes naturais, a partir do mosto da cana-de-açúcar, fermentado, destilado e envelhecido por dois anos em barris de carvalho e de cabriúva. Tem a preferência dos conhecedores e figura entre os produtos prestigiados nas lojas de especiarias.

# Este é um breve relato da empresa Zeppelin, que faz parte da história de Porto Alegre, mantendo a sua qualidade e prestígio.

premium

São Miguel: cachaça premium de elaborada produção (Foto Divulgação)