Em busca dos prazeres da literatura
Marcel Proust: um dos grandes escritores de todos os tempos (Foto: Reprodução)
Aqueles que entram no mundo de Marcel Proust, em sua maioria, seguem fiéis aos textos de “Em busca do Tempo Perdido”, e a todas as publicações sobre o escritor e sua vida. Reuni um arquivo de jornais e revistas, a respeito de Proust, além de livros sobre sua trajetória e fascinante obra.
O jornalista Millôr Fernandes (Foto: Reprodução)
Texto de Millôr sobre Marcel Proust (Foto: Arquivo pessoal)
Millôr Fernandes, em sua coluna do Jornal do Brasil, do dia 6 de setembro de 1986, iniciou uma sequência de comentários a respeito do texto de Proust, associando a nossa Editora Globo, do clã Bertaso e relembrando que foram os primeiros a lançar a obra proustiana em português.
A icônica Livraria do Globo foi ponto de encontro da intelectualidade na Rua da Praia (Foto: Reprodução)
Sou saudosista confesso da Editora e da Livraria do Globo e da Varig. Fui colaborador da Revista do Globo, trabalhando com a direção de Flávio Carneiro. Tive a satisfação de conhecer muita coisa voando na companhia aérea que, mesmo extinta, continua sendo exemplo único na América do Sul e uma das mais qualificadas internacionalmente.
A coleção “Em busca do tempo perdido” (Foto: Reprodução)
Millôr analisa a edição da Globo e sugere mudanças, com a qualidade de uma inteligência brilhante como escritor e tradutor. Estendeu seus comentários por três colunas sucessivas e encerrou apresentando sua própria tradução, perfeita, vale reconhecer, das últimas 10 linhas da obra de Proust.