Emoção com a arte e o trabalho
Fabio Pimentel Baraldo junto a uma das obras de maior significado emocional de sua coleção, a xilogravura “Apolo”, da série “Deuses Olímpicos”, da artista Zoravia Bettiol, de quem o colecionador é amigo. A artista escreveu uma dedicatória especial (Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação)
# Fabio Pimentel Baraldo – nasceu no signo de Libra, com ascendente em Sagitário, ou Serpente, no horóscopo chinês. É advogado, com sólida formação acadêmica no Brasil e no exterior, voltada para o Direito Privado Internacional e, em especial, para a arbitragem internacional. Sua trajetória profissional e acadêmica no exterior abrange passagens por Berkeley, Washington, Londres, Haia e Roma. Poliglota, Fabio tem fluência nos idiomas inglês, italiano, francês e espanhol. Sua atuação profissional, em um dos escritórios de advocacia mais importantes e de ponta do país, atualmente tem ênfase em questões de Direito Empresarial e em resolução de disputas, tanto judiciais quanto em arbitragem. Com intensa atividade no setor da cultura e das artes, sempre se destaca pela sensibilidade e inteligência. É tido como bastante reservado, porém, simpático, metódico e observador, é do tipo que calcula a extensão do que diz. Tem paixão pelo Direito, que é o seu ofício, mas também por Arte, História, Literatura, Política, assuntos em que é bem versado. Seus hobbies: além de fotógrafo amador, incluem o ciclismo e saltar de paraquedas.
Fabio Pimentel Baraldo: entusiasmo com leitura e esportes (Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação)
Questionário de Marcel Proust
1. Qual o aspecto mais marcante da sua personalidade?
- Dizem que eu sou sofisticado, embora eu discorde. Sou um sujeito mais simples do que em geral se pensa.
2. Qual a sua principal característica?
- Eu persevero.
3. Qual o seu passatempo favorito?
- Aprender.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
- A melhor versão possível de mim mesmo.
5. Onde gostaria de morar?
- Já morei em Londres, em Roma, em São Paulo. Falta incluir Florença na lista, meu lugar preferido no mundo, para onde eu já fui diversas vezes e para onde eu sempre quero voltar.
6. Qual a sua cor favorita?
- Laranja.
7. Quem são seus escritores favoritos?
- Em geral, os clássicos. Em particular, Homero, com a Ilíada; Dante Alighieri, com a Divina Comédia; Shakespeare, com as tragédias, sobretudo Hamlet, Rei Lear, Ricardo II e Macbeth; Victor Hugo, com Os Miseráveis; e Tolstoi, com Guerra e Paz.
8. Quem são seus compositores favoritos?
Sou bastante eclético. No jazz, Cole Porter. No rock, Bob Dylan, um ídolo. Na música brasileira, Cartola para o samba e o também ídolo Tom Jobim para a Bossa Nova. Na música erudita, Bach e Vivaldi, barrocos. Na ópera, Puccini. Cada um a seu modo, todos geniais.
9. Quem são seus heróis na vida real?
-Meus pais, meus irmãos, meus tios e meu padrinho.
10. Que talento você mais queria ter?
- Paciência. A paciência é um talento.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
- O meu estado de espírito de agora é o mesmo de sempre: eu estou / sou otimista.
12. Qual é seu lema?
- Na derrota ou na adversidade, cabeça erguida. No êxito, cabeça baixa.
13. Na sua atividade, o que proporciona maior motivação?
- A busca por excelência, a superação de desafios, o foco em resultados. E ganhar, claro, já que ganhar é melhor do que perder.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
- Eu sou supersticioso: se eu contar qual é a meta final, ela não se realiza!
Maria Cristina Pimentel Franceschi com os filhos Bruno Pimentel Baraldo, Fábio Pimentel Baraldo e Angelo Pimentel Agra no recente vernissage da exposição “Palácio Contenporâneo”, da qual Fabio é o curador (Foto: Evandro Leal/Banco de imagens)