Emoções em busca da arte
Vitório Gheno vive vinculado à arte desde a adolescência (Foto: Nádia Raupp Meucci/Divulgação)
Vitório Gheno –artista plástico, artista gráfico, ilustrador, gravurista, aquarelista, desenhista, designer de mobiliário, antiquário, decorador e designer de interiores especializado em hotelaria brasileira, também foi publicitário e jornalista nos anos 1940 e 1950. Nasceu em 1923 em Muçum/RS, mas foi criado em Porto Alegre desde os quatro anos de idade, onde vive e trabalha até hoje. Começou suas atividades aos 14 anos na notável Seção de Desenho da antiga Livraria do Globo, chefiada por Ernst Zeuner - artista gráfico alemão radicado em Porto Alegre -, onde permaneceu por 10 anos e foi ilustrador de sucesso na Revista do Globo, conhecida no Brasil e no exterior. Foi a revista que lhe conferiu notoriedade e visibilidade dentro e fora do país. De 1945 a 1947, viveu e trabalhou em Buenos Aires, para onde foi à procura de trabalho e depois voltou para buscar seus colegas artistas. Na capital argentina, trabalhou em grandes editoras e agências de publicidade. Em Paris, permaneceu de 1950 a 1952, onde estudou e trabalhou, mantendo correspondência com o Rio de Janeiro. Enviava capas e ilustrações para as revistas cariocas de variedade, através da PanAir. Teve uma outra temporada bem sucedida no Rio. Convivo com Vitório há muitas décadas e o que mais admiro é seu entusiasmo pela aventura. Dividimos emoções, buscando antiguidades no interior catarinense e sua disposição foi sempre um grande estímulo às nossas andanças. Conheça a biografia completa de Vitório Gheno em:
www.flaneur.com.br/biografia/vitoriogheno/index.htm
1.Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
- Persistência.
2. Qual sua principal característica?
- Ser atual.
3. Qual seu passatempo favorito?
- Golfe.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
- Um grande cozinheiro.
5. Onde gostaria de morar?
- Exatamente onde moro agora, no Centro Histórico de Porto Alegre.
6. Qual sua cor favorita?
- A cor do mar.
7. Quem são seus escritores favoritos?
- Lesage - autor de Gil Blás e Santillana, Charles Dickens - autor de David Coperfield, ambos com edições ilustradas por mim e também Nádia Raupp Meucci, autora do livro Gheno Artista Plástico.
8. Quem são seus compositores favoritos?
-Lupicínio Rodrigues, Michael Jackson, Freddy Mercury, Duke Ellington e Glenn Miller
9.Quem são seus heróis na vida real?
- Neste momento, todos os profissionais da saúde, todos os profissionais essenciais, como pesquisadores e cientistas, entre muitos outros que estão na linha de frente no combate ao novo vírus. Mas ao longo da vida, outros tantos.
10. Que talento você mais queria ter?
- Ser escritor.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
- Resiliente.
12. Qual é seu lema?
- Nunca desistir, trabalhando sempre.
13. Na sua atividade, o que te proporciona maior motivação?
- Criar.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
- Ser reconhecido pelo meu trabalho.
Vitório Gheno: seu esporte é o golfe (Foto: Nádia Raupp Meucci/Divulgação)