Whatsapp

Notícias

Esquina Poderosa

Trabalho do artista Nabuco de Barcellos, datado de 1967, mostra a esquina da Rua Duque de Caxias, conhecida como Rua da Igreja nos primórdios, com a Rua General João Manoel. O perfil da casa de azulejos com suas pinhas, no outro lado da rua, foi registrado pelo artista (Foto: Arquivo Pessoal)

# O clã Chaves Barcellos, cujo poder se consolidou ao longo do século 19, teve seu início nesta morada da esquina (lado direito do desenho) da rua Gal. João Manoel com a Rua Duque de Caxias, então conhecida como Rua da Igreja. Nela morava o patriarca da família cujos filhos foram Pedro, Antônio, Ismael e Paulino, que deram continuidade às iniciativas bem sucedidas do pai. Este desenho de autoria de Nabuco de Barcellos, que ilustra o alto da matéria, baseou-se em uma fotografia antiga e é do ano de 1967, mostra as duas esquinas. A casa da direita, no desenho, foi habitada pelos Chaves Barcellos até ser demolida na década de 1970. Existem afirmativas que lá se realizavam reuniões preparando a Revolução Farroupilha, pois os Chaves tinham parentesco com o general Bento Gonçalves.

# Os últimos moradores foram Ilza Bastian Pinto Chaves Barcellos e o marido Pedro Chaves Barcellos, ele o mais poderoso dos irmãos. Formavam um elegante casal, cultos, viajados e dedicados às obras assistenciais. Criaram a Pia Instituição Chaves Barcellos e, entre os projetos imobiliários, construíram a Galeria Chaves Barcellos, inspirada na Galeria Vittorio Emanuele II, de Milão. Ele partiu em 1937, coincidindo com o término da construção da inovadora galeria da Rua da Praia. Ilza, ficou viúva aos 40 anos, e morreu aos quase 100 anos vivendo na mesma residência. Foi considerada uma líder, de grande evidência, na sociedade gaúcha.

 

duque

Nova etapa, 100 anos depois (Foto: Alexandre Heckler/especial)

# Agora, uma nova etapa se inicia com o grupo Droga Raia, que construiu uma nova loja no terreno e a Rua Duque de Caxias passa a ter uma segunda farmácia em toda a sua extensão. A proposta é de manter em atividade toda a semana, inclusive aos domingos, quando a maior parte das farmácias do Centro Histórico permanece fechada.

# Kenia Darilha Fonseca é a gerente regional do grupo Droga Raia e o espaço tem direção de Rafaela Doro Gomes. O farmacêutico Antônio Carlos Osório dos Santos Júnior participa da equipe da filial.