Essência artística do Brasil
Óleo sobre tela, intitulado “Casamento na bicicleta”, de Carmello Senna, datado de 1991 (Foto: Reprodução)
# Uma importante coleção com 450 peças de arte popular brasileira está em exposição na Galeria Soraia Cals Escritório de Arte, na Gávea, Rio de Janeiro. Trata-se de uma coleção garimpada pelo casal Cora e Cesar Cunha, que criaram ambientes únicos com suas peças e mobiliário de Tenreiro, Zanine e Sérgio Rodrigues. Obras de mestres da arte popular consagrados serão apregoadas pela leiloeira Marcella Calls nas vendas virtuais dos dias 30 e 31 de agosto.
Carranca feita em madeira policromada entalhada em bloco único, intitulada "Davi", data do século 20 (Foto: Reprodução)
# Entre as peças, uma carranca de Mestre Guarany, criada para levantar a proa de uma barcaça, acima das águas do Rio São Francisco e espantar os maus presságios; leões de barro de Nuca de Tracunhaém; bonecas de dona Isabel, que poderiam ter sido apenas singelas moringa de água. Haverá também vários macacos escuros, além de outros clássicos populares: Artur Pereira, José Bezerra, Conceição dos Bugres e Vitalino, Manoel Galdino, Ulisses Pereira e Noemisa. Para pessoas apreciadoras de cultura e de brasilidade, esse leilão poderá ser uma oportunidade de conhecer e conviver com esses expressivos e únicos trabalhos.
Escultura representando um sapo, intitulada “Véio”, datada de 1948 (Foto: Reprodução)
# Soraia Calls e as filhas Maria Fernanda e Marcella têm realizado muitos dos mais importantes leilões de arte do eixo Rio-São Paulo e agora propiciam esta oportunidade, renovando o estilo das vendas de arte. Para ver o catálogo e acompanhar o leilão, clique aqui.
Carranca feita pelo artista Mestre Guarany, alcunha de Francisco Biquiba Dy Lafuente, datado de 1884-1885(Foto: Reprodução)
Trabalho de Francisco Graciano, datado de 1965 (Foto: Reprodução)