Estilo civilizado e luxuoso
s suntuosos espaços do Restaurante Le Meurice Alain Ducasse (Foto: Divulgação)
# O Restaurante Alain Ducasse, no Hotel Le Meurice, membro da Dorchester Collection em Paris, localizado ao lado do Jardin des Tuileries, a poucos passos da Place de la Concorde e da Avenue Champs Elysées, recentemente passou por uma extensa auditoria ambiental. Após aplicar as recomendações da Écotable, empresa que ajuda os restaurantes na sua transição ecológica, foi agraciado com 3 macaroons Écotable, critério adotado para distinguir o nível de comprometimento com a sustentabilidade - o mais alto do rótulo de restaurante sustentável. A mesa gourmet do palácio garante a eco-responsabilidade do seu abastecimento, luta diariamente contra o desperdício e privilegia as propostas vegetais.
Apresentação impecável de um lagostim (Foto: Maki Manoukian/Divulgação)
# Graças à auditoria ambiental realizada em sua plataforma de medição de impacto, a Écotable é capaz de identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria da abordagem de RSE de um restaurante. No caso do Restaurante Le Meurice Alain Ducasse, ele revelou ao chef Amaury Bouhours e Marine Deconinck, responsável pela RSC do Le Meurice, que se a abordagem na cozinha fosse avançada, poderia ir ainda mais longe. Entre as recomendações feitas pela Écotable, várias foram aplicadas antes da obtenção do selo. Em primeiro lugar, os vegetais, parte importante do DNA culinário do chef Alain Ducasse, mereciam mais destaque no cardápio.
# A partir de agora, o restaurante com duas estrelas passa a incluir a menção “vegetal” no seu menu, ao lado de pratos vegetarianos ou veganos. As frutas cítricas tiveram que ser de origem orgânica, porque a agricultura convencional expõe as cascas a inúmeros tratamentos. Finalmente, quando soube que a enguia era uma espécie de peixe criticamente ameaçada, o chef Amaury Bouhours imediatamente a removeu de seu cardápio.
Delicioso prato feito com figo crocante (Foto: Maki Manoukian/Divulgação)