Estilo de um mestre da elegância
Hubert de Givenchy em uma das suas luxuosas moradas, o Château du Jonchet (Foto: Reprodução)
# Iniciou-se nesta terça-feira (dia 14), em Paris, o leilão da coleção de Hubert de Givenchy. O belo e elegante tinha mais de dois metros de altura e uma postura principesca, costureiro que vestiu Grace Kelly e Audrey Hepburn entre outras figuras famosas. Costumava dizer que colecionava coisas raras não só pelo prazer, mas também para apreender mais sobre a beleza.
O catálogo tem o custo de € 330, na cotação atual R$ 1.764,21 – valor na data desta quarta-feira (dia 15) (Foto: Christie’s/Reprodução)
# A Christhie’s incumbe-se do leilão e criou um cenário especial na sua sede parisiense, reproduzindo salas de seu castelo, nas redondezas de Chartres, e de sua mansão na Rue de Grenelle, capital da França. O leilão está sendo realizado, em suas duas primeiras datas, nesta terça e quarta-feira (respectivamente dias 14 e 15), consideradas as mais importantes, no Teatro Marigny. Nos dias seguintes, 16 e 17, serão na sede da própria Christie’s. Paralelamente, acontece uma venda online com 400 lotes que vão até os dias 22 e 23.
A escultura de um Italian Greyhound assinada pelo artista Diego Giacometti (Foto: Christie’s/Reprodução)
# A coleção conta com 200 quadros, entre eles obras de Picasso e Miró, esculturas de Giacometti, Henry Moore e Lalanne. Detalhe especial: Givenchy adorava cães e, em especial, os Italians Greyhounds. Diego Giacometti criou esculturas tendo como modelo o delicado dog, que é um dos símbolos da Itália. Mobiliário dos séculos 18 e 19 igualmente integram a coleção, evidenciando o bom gosto do designer de moda.
# A Christie’s foi a responsável pela venda da coleção de Yves Saint Laurent, realizada em 2009, no Grand Palais, igualmente em Paris, alcançando o valor total de 370 milhões de euros. Desta vez, a perspectiva é igualmente grandiosa.
Hubert em um dos belos recantos do Château du Jonchet (Foto: Reprodução)