Estilo nada convencional
A rainha Elizabeth e o príncipe Philip, ainda em sua juventude (Foto: Reprodução)
# O príncipe Philip, o duque de Edimburgo, foi uma personagem marcante da realeza inglesa pelo caráter independente e pelas atitudes nada convencionais. Filho da princesa Alice de Battenberg e do príncipe Andrew, da Grécia, de estreita ligação com a casa real da Dinamarca, foi um jovem de atraente presença física.
# Sua família sempre se destacou pela conduta incomum para os costumes habituais da nobreza. Um de seus tios, Jorge da Grécia e Dinamarca, casado com Marie Bonaparte, igualmente teve uma vida independente, totalmente ao seu gosto.
# Philip participou ativamente das batalhas na Segunda Guerra Mundial e gostava de praticar esportes. Esteve no Brasil em duas ocasiões. A primeira delas, acompanhando a rainha Elizabeth II, em 1968. Foram recebidos pelo general Artur da Costa e Silva, que ocupava a Presidência da República. De sua passagem por Brasília, comentam que, conversando com um general que ostentava inúmeras condecorações, perguntou em quais batalhas havia conquistado as comendas, pois historicamente sabia apenas da participação do Brasil na Guerra do Paraguai e na Segunda Guerra Mundial. Tiveram um roteiro com visitas a Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, e seus comentários repercutiram pelo tom de caçoada inteligente.
Durante a visita ao Brasil, no final da década de 1960, o casal real foi acompanhado por Maria do Carmo de Abreu Sodré e seu marido, o governador Abreu Sodré, nos roteiros por São Paulo (Foto: Reprodução)
# Em sua segunda passagem pelo Brasil, sozinho, foi convidado para um almoço com empresários em São Paulo. Participei do encontro com Faveco Corrêa e assisti aos questionamentos formulados por diversos convidados. Respondia a todos com agilidade e sempre afirmando seu ponto de vista. Modos descontraídos durante o almoço: levava a mão à boca quando necessitava se desembaraçar de algum resquício incômodo.
# Foi um príncipe consorte de desempenho correto e Elizabeth II deve ter se divertido muito com ele.
O casamento entre Elizabeth e Philip durou mais de 73 anos, seguramente sem tédio (Foto: Reprodução)