Whatsapp

Notícias

Fantasia em Veneza

Veneza: temporada de inverno em companhia de Waleska e Francisco Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Cidade única pela beleza e ineditismo, Veneza consegue ter duas paisagens diversas. O verão com seu colorido e agitação mostra-se super populosa com os turistas ocupando a maioria dos espaços. A outra visão, a Veneza no inverno, é minha preferida. Torna-se possível sentir o estilo de vida de seus moradores. Duas visitas a Veneza no seu período de frio e chuvas, algumas vezes com a água invadindo os espaços, determinaram minha preferência pela cidade nesta estação.

# Uma visão do inverno em Veneza faz parte do marcante filme “Eva” estrelado por Jeanne Moreau e dirigido por Joseph Losey. Ela interpreta uma prostituta fria e maldosa, que reside lá e desenvolve suas tramas num cenário diferente. A produção tem cenas de sadomasoquismo e um registro bem diferente da vida em La Serenissima, como os italianos dizem. Por exemplo, um funeral feito em gôndolas, hábito da cidade e que os visitantes não veem normalmente.

 

w

Waleska Santos junto a um dos complementos da decoração de carnaval de La Serenissima (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Juntamente com Waleska e Francisco Santos, fiz minha primeira visita durante o inverno a Veneza, tendo oportunidade de acompanhar o carnaval. Durante a semana de folia, os turistas retornam em número maior e ficam de espectadores, enquanto os foliões fantasiados proporcionam um autêntico show de originalidade com roupas elaboradas de forma luxuosa.

 

Waleska e Francisco Santos: boa programação (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# A trilha musical é bem diversa dos carnavais de outras latitudes e alguns teatros e igrejas oferecem festival de músicas de autores como Vivaldi.

 

wdwa

Fantasias requintadas no encontro dos foliões no hall do Hotel Cipriani (Foto: Arquivo Pessoal)

 

da

Outro recanto do Hotel Cipriani (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# O Hotel Cipriani é um dos pontos de concentração dos fantasiados, muitos vindos de outros pontos da Itália e da Europa para os dias de folguedos de Momo.

# Um dos pontos de maior animação, vale repetir: a emoção é mais visual pelo espetáculo das fantasias. Uma movimentação em passo de dança clássica dos fantasiados é o Caffè Florian. Lá, tivemos momentos divertidos. Em outro café conhecido, aguardava-nos uma surpresa que não nos entusiasmou, pois estávamos vivenciando o estilo da cidade: Fafá de Belém se apresentava com músicas brasileiras.

 

florian

O icônico Caffè Florian reúne os foliões durante o carnaval (Foto: Reprodução)

 

# O Harry’s Bar concentrava os poderosos e sua elegância divertida incluía o aviso, ”Proibido falar ao celular, pois perturba o preparo de nossos risotos.”.

 

sad

O visual do carnaval veneziano é inusitado (Foto: Arquivo Pessoal)

 

ads

Performance dos fantasiados: mímica e passos elegantes completam os trajes (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Um jovem gondoleiro, de múltiplo talento, e inclusive falando português, reclamava dos turistas orientais com suas inúmeras máquinas fotográficas e filmadoras, dizendo: “Fariam melhor comprando os vídeos à venda nas lojas especializadas.” Igualmente, comentou: “Se não fossem os “maricones” com suas fantasias milionárias, o carnaval de Veneza não existiria mais.”

 

ss

O casal concentrava as atenções num dos locais festivos de Veneza (Foto: Arquivo Pessoal)