Whatsapp

Notícias

Festa das Mil e Uma Noites

Shahbanou Farah Diba Pahlavi e o xá Mohammad Reza Shah Pahlavi (Foto: Reprodução)

# O último xá do Irã, Mohamed Reza Pahlavi, sonhou transformar seu país, segundo maior exportador de petróleo, numa potência moderna e de prestígio internacional. A revolução religiosa terminou com os sonhos de Reza Pahlavi, obrigando a se exilar e morrendo no Cairo depois de inúmeras atribulações.

# Durante sua trajetória, teve três mulheres. Soraya foi a segunda e de quem se separou pela impossibilidade dela lhe dar um herdeiro. Farah Diba, a shabanu do Irã, proporcionou-lhe a desejada descendência e foi a companheira com quem recebeu para uma das mais belas e milionárias festas do século passado, a comemoração dos 2.500 anos da fundação do império persa, em Persépolis, uma das antigas capitais do reino. A cidade foi construída pelo rei Dario no final do século VI antes de Cristo e incendiada por Alexandre, o Grande, conforme o historiador Lúcio Méstrio Plutarco, 46 d.C.

 

aw

Farah Diba Pahlavi e Mohammad Reza Shah Pahlavi tiveram prestígio na imprensa mundial (Foto: Reprodução)

 

wdaw

No detalhe: a maquete do projeto realizado pela equipe da Maison Jansen de Paris (Foto: Reprodução)

 

adaw

A maquete apresentada em cores (Foto: Reprodução)

# Um projeto fabuloso, cuja maquete vocês podem conferir na foto, com a construção de inúmeras tendas, tendo a finalidade de abrigar os convidados da realeza europeia, políticos importantes e nomes de destaque internacional. Todas com água encanada e confortos técnicos da maior perfeição.

# Uma das tendas para as celebrações era o local dos banquetes. Tinha 68 metros de cumprimento por 25 metros de largura e altura de 13 metros, realçando os imensos lustres de cristal montados especialmente para a festa. Todo o material foi selecionado pela equipe da Jansen Decoration, de Paris, autora do projeto juntamente com o arquiteto do xá Reza Pahlavi, Moshene Foroughi.

 

tend

A entrada da tenda em que se realizaram os jantares festivos (Foto: Reprodução)

 

O requinte dos interiores se refletia nos revestimentos internos, lustres de cristal e mobiliário diversificado e luxuoso (Foto: Reprodução)

 

aa

Um dos belos recantos (Foto: Reprodução)

# A decoração em rosa e azul tinha complementos especiais como os guardanapos bordados em ouro. Uma grande mesa, chamada imperial, com 60 metros de cumprimento, foi ocupada por Farah Diba e Reza Pahlavi , membros da realeza e 100 dos convidados de maior prestígio. Quarenta mesas para 12 pessoas completavam a ambientação de 400 cadeiras, estofamento com as armas do Irã bordadas, para acomodar os demais participantes. Detalhe: as mesas ficavam no centro da tenda, permitindo o serviço de forma perpendicular e evitando perturbar os comensais da grande mesa. As toalhas do primeiro jantar foram azuis e as do segundo, rosa.

 

O mesmo cuidado se refletia no entorno das tendas dos convidados (Foto: Reprodução)

 

wd

Noutro dos belos recantos (Foto: Reprodução)

 

royal

Uma programação bem elaborada possibilitou a família real e convidados desfilar com garbo (Foto: Reprodução)

 

wad

A celebração foi considerada uma das mais importantes do século 20 (Foto: Reprodução)

 

qq

A bela Shahbanou Farah Diba Pahlavi: joias espetaculares (Foto: Reprodução)

# A shahbanu Farah Diba, só para lembrar, tinha joias espetaculares. Entre elas, uma coroa com esmeralda do tamanho de um ovo. Exibiu roupas e adereços soberbos, dificilmente suplantados pelas convidadas.

# A decoração das tendas, tanto as de hospedagem como as de uso das festas, tinham estilos e coloridos diferentes. Sob os toldos, foram colocados tecidos vistosos, proporcionando acabamento luxuoso de onde pendiam lustres de cristal.

# A comemoração foi considerada um verdadeiro sonho das Mil e Uma Noites. A Maison Jansen editou um livro em que foi descrito o projeto e a realização da festa. A apresentação do livro é assinada por Gérald Van Der Kemp, o restaurador do palácio de Versailles e dos jardins e da casa de Claude Monet em Giverny.

 

a

Maison Jansen: endereço do bom gosto em Paris (Foto: Reprodução)

# A Maison Jansen foi o centro do bom gosto e requinte da França. Ficava na Rue Royale, quase junto do Maxim. Considero o símbolo mais significativo do estilo de vida dos franceses elegantes, que conheci. Cerrou as portas em 1989.

 

A equipe da Maison Jansen foi responsável pela ambientação do apartamento da madame Chanel (Foto: Reprodução)