Whatsapp

Notícias

Festejos do Ano Novo Tibetano

O Boi de Ferro vai reger o Ano Novo Tibetano (Foto: Reprodução) 

# Adriana e Ogen Shak estão preparando os festejos para o Ano Novo, 2148 no calendário Tibetano, que será regido pelo Boi de Ferro. Segundo as tradições, será um ano que favorecerá as relações em seu todo. Tanto as ligações fraternas como as amorosas estarão em alta. Um ano de assumir as responsabilidades pessoais, sendo necessárias dedicação e firmeza nos esforços para atingir os objetivos.

 

tibet

O Espaço Tibet, com belos recantos e um jardim atraente, localiza-se em Três Coroas, junto ao Templo Budista (Foto: Reprodução) 

# Os jardins e recantos do Espaço Tibet, em Três Coroas, estarão preparados para os dois dias de celebrações, 12 e 13 de fevereiro, com quatro eventos em horários diversos depois das 19h30min, devido à necessidade de distanciamento social. Em cada um deles, serão disponibilizados apenas 30 lugares. O Lo Sar, Ano Novo Tibetano, tem colorido e cerimonial vibrantes. A acolhida no jardim inicia com o Potcha, tradicional chá de manteiga tibetano.

# A entrega das katags, echarpe com os oito símbolos auspiciosos, será igualmente entre as flores e arbustos do jardim. As katags devem ser conservadas, pois atraem bons augúrios para o novo ano, preparando para vivenciar as diversidades de situações.

 

bô

A Oferenda de Bô, farinha de cevada, acontece no início do cerimonial (Foto: Reprodução)

# Depois do ritual da farinha de cevada, Oferenda de Bô, e a Oferenda da Grande Lamparina, costume que faz despertar a nossa própria lucidez interna, será ocasião da Oferenda de incensos. Um altar com outras oferendas tradicionais estará montado, tornando o cenário ainda mais atraente.

 

tchan

O jantar contará com uma degustação de Tchan, uma espécie de vinho branco tibetano (Foto: Reprodução)

# Depois da degustação do Desi, espécie de arroz doce à moda tibetana, será iniciado o jantar. Um brinde especial com o Tchan, uma bebida semelhante ao vinho branco, será seguido do serviço de pratos tradicionais da festa. Entre as delícias previstas, as trouxinhas tibetanas cozidas no vapor, comida típica do Tibet. Atendendo as preferências do paladar brasileiro, será preparado o salmão defumado ao molho de laranja com especiarias tibetanas, que tem o nome de Nya Sha Tsaluma. O encerramento será saboreando os khapsés, biscoitos no formato de nó infinito, lembrando que tudo no mundo está conectado de alguma forma e celebra as ligações positivas, tão necessárias para que possamos desfrutar de uma vida plena.

 

shak

Adriana e o marido, o chef Ogen Shak (Foto: Reprodução)

# Mais informações a respeito da original festividade e as condições para participar de um dos eventos, clique aqui.

 

altar

O altar de Buda ocupa lugar de destaque (Foto: Reprodução)