Fotografia: olhar requintado
O fotógrafo Miro de Souza (Foto: Reprodução)
# O fotógrafo Miro de Souza, paulista que é um dos mestres da fotografia no Brasil, adiou o projeto de uma exposição na Galeria Houssein Jarouche, em São Paulo. A mostra, Outros Retratos em Branco e Preto, com fotografias dele, produzidas nos anos 70 e 80, ainda não tem data, mas deverá ser apresentada no final do semestre. Miro é considerado uma das maiores influências na fotografia de moda e na publicidade brasileira. Viveu em Paris na década de 1970 e se consagrou trabalhando para as mais importantes revistas de moda europeia.
A residência situada à Avenida José Bonifácio, em frente ao Parque Farroupilha, foi escolhida por Miro para os registros (Foto: Divulgação)
A campainha antiga em bronze, resgatada de uma morada do início do século 20, despertou a atenção de Miro, cuja imagem é refletida no bronze (Foto: Miro de Souza/Divulgação)
O clique da campainha estampa o convite da mostra que ocorreu em junho de 1997 (Foto: Divulgação)
Uma máscara Ngil Fang, do Gabão ou República dos Camarões. Elas tinham a função de espantar as más influências e bruxarias. A montagem em ferro batido é do artista serralheiro Luiz Carlos Bumbel (Foto: Divulgação)
# Na década de 1990, esteve em Porto Alegre registrando interiores e detalhes de residências. Os trabalhos resultaram numa mostra, Interiores, realizada na Assembleia Legislativa/Solar dos Câmara.
O ex-voto pintado em madeira apresenta São Benedito (Foto: Divulgação)
O mobiliário antigo do comedor, visto através da lente de Miro (Foto: Divulgação)
O recanto com a antiga pia de mármore com a sombra de folhagem (Foto: Divulgação)
A secretária estilo Biedermeier, Alemanha de 1815 a 1848, recebeu ornamentação floral de Sebastião Coelho (Foto: Divulgação)
O assoalho formado por tacos de madeira, de formas diversas, compondo uma espécie de mosaico foi outro destaque escolhido pelo artista da fotografia (Foto: Miro de Souza/Divulgação)
Os castiçais de estilos diversos fizeram parte da mostra no Solar dos Câmara (Foto: Divulgação)
A pintura de Magliani causou especial impressão ao fotógrafo (Foto: Divulgação)
Os arranjos de Sebastião Coelho compuseram os recantos escolhidos para as fotos (Foto: Divulgação)
As flores vermelhas se destacam no fundo criado pelo vitral (Foto: Divulgação)
# Miro, além do olhar de grande sensibilidade, é muito bem humorado e bom de bate-papo. Vocês poderão conferir os registros apresentados na bem sucedida mostra, que foi dos poucos trabalhos dele realizados em Porto Alegre.