Whatsapp

Notícias

Gotuzzo: talento gaúcho

A tela de Leopoldo Gotuzzo: um belo visual do mar junto à Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, de 1940 (Foto: Reprodução)

# A apresentação de uma exposição retrospectiva, comemorando o centenário do pintor Leopoldo Gotuzzo, que, segundo pesquisa, foi a única realizada em Porto Alegre até hoje. Coordenado pelo Escritório de Arte da Bronze, dirigido por mim juntamente com Elias da Rosa, e pela Bolsa de Arte, leia-se Marga Pasquali.

 

2

No detalhe: o nu feminino estampou o cartaz da mostra na Bolsa de Arte, que marcou o centenário do artista (Foto: Arquivo Pessoal)

 

baiana

“Baiana”, óleo sobre tela, de 1934. A tela foi bem disputada num leilão em Nova Iorque (Foto: Reprodução)

# A mostra, contando com óleos e desenhos do artista pelotense – um dos brasileiros que colecionou maior número de prêmios na Europa, teve o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado e do grupo Empresarial J.H. Santos. As salas da Bolsa de Arte, então instalada na Rua Quintino Bocaiúva, apresentaram inúmeros e variados trabalhos de Gotuzzo, que pouco antes tivera uma tela, a figura de uma baiana com traje característico, disputada na Sotheby’s, alcançando lances expressivos.

# O evento fez parte da comemoração do centenário do pintor, iniciada dia 8 de abril, data de seu nascimento, com uma missa festiva realizada pelos dirigentes do Museu Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas. A exposição, realizada em junho de 1987, contou com um catálogo e registrou grande visitação na Galeria Bolsa de Arte.

 

4

O grafite sobre papel de um nu feminino (Foto: Reprodução)

 

gotuzzo

Retrato do artista Leopoldo Gotuzzo (Foto: Reprodução)

 # O bem sucedido evento de arte foi um dos primeiros a atrair a participação de empresários, celebrando datas festivas de seus calendários, associadas à cultura.

Igualmente, estive próximo de outras realizações da Bolsa de Arte, que alcança suas quatro décadas renovando propostas atraentes no setor das artes plásticas.