Guaíba: roteiros festivos
Izabel Maciel de Oliveira, que assina suas telas como Iza Fischdick, junto ao retrato do pai, Rones Aldave Maciel, de sua autoria (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Uma programação especial torna ainda mais atraente os passeios a bordo do Porto Alegre 10 pelo Guaíba. No último domingo (dia 20), participei do giro que me permitiu conhecer segredos da Ilha do Chico Inglês, onde Francisco de Lemos Pinto, meu tetravô materno, manteve seu estaleiro e produzido, conforme a tradição, o primeiro barco de nome Porto Alegre. Foi usado durante boa parte do século 19 para o comércio com as cidades do estuário do Guaíba. O relato de Izabel Maciel de Oliveira esclareceu a figura de Maria Conga, autêntica líder feminina afrodescendente, que deu nome à outra das ilhas, são trinta ao todo.
# Uma exposição das telas mostrando o casario de inspiração açoriana e atraentes paisagens do Guaíba, pintadas por Izabel, que assina com o nome de solteira, Iza Fischdick, completava os recantos do barco Porto Alegre 10. Entre as telas, a instigante construção que prende a atenção na Ilha da Pólvora.
# Cristina Porto, responsável pela programação do Porto Alegre 10, organiza um happy hour a bordo para o próximo sábado (dia 26), brindando o aniversário de Porto Alegre, com a participação dos cantores Cravo & Rosa que apresentarão um repertório relacionado à capital. No domingo (dia 27), os festejos continuam com passeio e almoço na Ilha da Pintada, que terá entre os convidados o prefeito Sebastião Melo. Os brindes serão pelos 250 anos de Porto Alegre.
Estive conferindo os trabalhos da artista, que retrata recantos das ilhas e seu casario (Foto: Divulgação)